Foto: João Barreto
Visitas domiciliares orientam sobre importância de não deixar água parada
Cerca de 1,5 mil imóveis estão sendo visitados durante a semana pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no bairro Praia Campista. Os agentes atuam no local para visitas domiciliares com orientação a respeito do controle do Aedes aegypti e aplicação de larvicida.
Atualmente, a maior preocupação é com imóveis fechados e a conscientização da população torna-se fator principal. De acordo com o supervisor de campo do CCZ, David Moura, por ser um trabalho periódico, a mudança de comportamento da população é muito importante. "Cada um necessita cuidar do seu espaço. Nós buscamos a ajuda dos moradores para que isso aconteça de forma eficaz no combate à dengue, zika vírus e febre chicungunha", explica.
Ele também ressalta a necessidade de serem checados ralos, caixas d’água, bandejas de ar condicionado e pratos de vasos de plantas, principalmente nos dias de chuva forte e contínua. A equipe distribui folhetos explicativos, juntamente com a colocação de tela em caixa d’água.
A professora Rossana Mendes, moradora de Praia Campista, conta sobre as providências que precisam ser tomadas nessa época de verão e acrescenta que sempre que é visitada recebe orientações novas. "Essa visita é importante e todos precisam prestar atenção de como ajudar no combate às doenças", comenta.
O morador José da Silva Soares ressalta que os agentes sempre vão em sua casa. "Todos os meses recebo essa ajuda", afirmou. Neste mês, 1,9 mil casas já foram visitadas por toda a cidade e as ações epidemiológicas continuam até sexta-feira (22).
As localidades visitadas nesta semana são Bairro da Glória, Imbetiba, Visconde de Araújo, São José do Barreto, Fronteira, Parque Aeroporto, Morro de São Jorge, Malvinas, Praia Campista e Região Serrana. O controle químico com carro fumacê percorre o Centro, Horto, São Marcos, Novo Horizonte, Novo Visconde, Nova Esperança e Fronteira. Já o controle e o manejo integrado ao culex acontecem nos canais da Ajuda de Baixo/Jardim Esperança, Virgem Santa/Aroeira, Capote e do Bairro da Glória.
Para mais informações e reclamações, os moradores podem ligar para os números 2772-6333 e o Disk Dengue 0800- 022 6461.