Foto: Kaná Manhães
Nova elevatória vai ampliar a vazão pluvial, captando as águas doa canais e bombeando 4500 litros de água por segundo
Com capacidade de bombear 4.500 litros de águas pluviais por segundo e construída para ampliar a vazão da bacia de drenagem composta pelas águas que são coletadas pelos canais da Avenida Evaldo Costa, Rua Antônio Curvelo Benjamim e Fábio Franco, a nova elevatória da Télio Barreto continua sendo construída pela Prefeitura de Macaé. A obra está incluída na primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento da cidade.
A nova elevatória, construída em terreno próximo á linha férrea, no final da Rua Tenente Coronel Amado e de frente para a Rua Télio Barreto, vai reforçar o escoamento pluvial da região e vai trabalhar em conjunto com a antiga, situada do outro lado da pista, próxima ao Rio Macaé, e que tem a capacidade de escoar 3.000 litros por segundo. As duas vão totalizar uma vazão de 7.500 litros por segundo, ampliando a vazão pluvial dos canais em direção ao ponto de deságue no Rio Macaé.
A nova elevatória receberá quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada. Uma dessas bombas ficará de reserva, para ser acionada em caso de problemas em qualquer uma das três outras bombas de sucção.
Um conjunto gerador será instalado, visando suprir eventuais interrupções de fornecimento de energia elétrica, comuns em momentos de chuva. Ampliando a vazão pluvial das localidades próximas aos canais, vários bairros situados no entorno serão beneficiados.
A importância da construção da nova elevatória foi ressaltada pelo secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, colocando que os estudos realizados quando o Programa Água Limpa foi elaborado apontaram para a necessidade da obra para ampliar a vazão de água das localidades próximas aos canais situados após a linha férrea.
- A antiga elevatória da Télio Barreto não atende mais a vazão pluvial da região, resultando nos alagamentos em dias de chuva. Ao aumentarmos a vazão pluvial dos canais, vários bairros serão beneficiados, com a captação e o direcionamento dessas águas com maior rapidez ao ponto de deságüe, explicou o secretário.
Com a etapa inicial da obra, a fundação, já concluída, o Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa, já iniciou a concretagem da base da elevatória, assim como da subestação. Já estão no local, aguardando para serem colocados, os tubos do sistema de bombeamento. Segundo informa o engenheiro José Roberto Bestechi, do Consórcio CBPO/Zadar já estão no canteiro de obras as bombas, os geradores e transformadores, aguardando o término da obra civil (a infraestrutura da elevatória) para montagem.