As obras de infra-estrutura na Nova Holanda continuam a todo vapor. Esta semana, a secretaria de Obras de Macaé (Semob) está substituindo as redes de drenagem de águas pluviais e esgoto na rua que dá acesso ao bairro. O saneamento básico da Nova Holanda é mais uma ação da prefeitura de Macaé voltada para a comunidade da periferia, visando à melhoria da qualidade de vida das camadas mais carentes da população.
As obras foram iniciadas depois do Carnaval e devem ser concluídas dentro de 30 dias. O bairro vai ganhar 600 metros de rede de drenagem, com instalação de manilhas de 1000 milímetros e separação das redes pluviais e de esgoto. Segundo o subsecretário de Obras, Mário Bucker, que fez a vistoria no local na manhã desta sexta-feira, 23, a obra foi iniciada em caráter emergencial, devido ao esmagamento dos PV (Postos de Visita) de águas pluviais na entrada do bairro.
Com a abertura da rua, constatou-se a obstrução dos antigos tubos de drenagem, assoreamento e sub-dimensionamento da rede, que estava, inclusive, afogada junto ao Canal Macaé-Campos, onde é feito o escoamento das águas pluviais. “A partir dessa constatação, a Semob iniciou a construção da nova rede, com separação das redes de esgoto e pluviais para o escoamento melhor das águas de chuva e esgoto”, disse Bucker.
O subsecretário informou também que a causa do esmagamento da rede antiga é que ela era colocada em nível mais alto na rua e com utilização de manilhamento mais frágil. Com o crescimento do bairro e sobrecarga no trânsito, o piso de asfalto cedeu e, para evitar o problema, a Semob está colocando piso de concreto armado sobre as novas instalações, além de caixas de 3 X 3 para facilitar o acesso às máquinas na manutenção.
A nova rede será unida à rede de drenagem da Barra e da Fronteira e o esgoto será canalizado, por enquanto, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Aeroporto. A prefeitura conclui estudos para construir uma nova ETE para atender às comunidades de Nova Holanda e Nova Esperança, já que há estimativa de que nas duas comunidades vivam hoje cerca de 30 mil pessoas.
Está prevista também melhoria da rede de esgotamento sob a avenida Amaral Peixoto, que separa a Nova Holanda da Barra de Macaé. A rede é antiga e estreita, com tubulação de 600 milímetros, e o objetivo é dobrar a dimensão do manilhamento, empregando tubulações com 1.200 milímetros de diâmetro.
- Como a avenida Amaral Peixoto divide os dois bairros, esse trecho é de grande movimentação. Dobrando a espessura das manilhas e utilizando um sistema não destrutivo, com tubulações metálicas, vamos, certamente, melhorar o escoamento dos dois bairros. – explica o subsecretário.
Estudos prevêem obras em toda Nova Holanda
Sobre os investimentos na Nova Holanda, o subsecretário Mário Bucker disse que a Semob está concluindo estudos para revitalização do bairro, envolvendo toda parte de infra-estrutura (saneamento básico, pavimentação) e áreas destinadas ao lazer da comunidade.
- É objetivo da administração Riverton Mussi investir em toda a infra-estrutura do bairro para dar melhores condições de vida aos moradores. O estudo, que deverá estar concluído em torno de dois meses, prevê a parceria com a Cedae para rever o sistema de abastecimento de água do bairro, que hoje é a reivindicação prioritária da comunidade –, concluiu Bucker.