Foto: Ana Chaffin
O leito da via já está sendo preparado para o asfaltamento
A prefeitura de Macaé continua as obras na nova estrada da Cancela Preta e na Rua E9, que liga à Aroeira, passando pelo bairro Santa Mônica e a parte alta do Novo Horizonte. O leito da via já está sendo preparado para o asfaltamento. A recuperação dessa estrada está incluída no pacote das obras da Linha Verde, que abrange também a reativação da Estrada do Tatu.
Essas obras têm como objetivo agilizar o trânsito no Centro de Macaé e contribuir com a ampliação do arco viário do município, sendo uma nova opção de trânsito para os motoristas, sem necessidade de passar pelo Centro da cidade ao se dirigirem para a orla marítima, Parque de Tubos ou cidades da Região dos Lagos.
Segundo informa o secretário de Obras, Tadeu Campos, a nova via recebeu obras de drenagem, com utilização de manilhas de 600 milímetros. A antiga Estrada da Cancela Preta, juntamente com a Rua E9, onde ela termina, receberá asfaltamento e será mais uma opção de trânsito, ligando o lado sul da cidade com a parte alta do centro de Macaé.
O secretário destaca que a nova via será também uma opção para quem estiver na Cancela Preta e desejar ir para a Aroeira. “Com essa nova estrada da Cancela Preta, o motorista poderá deixar de usar a Linha Vermelha, Visconde e Miramar, entrando direto na Aroeira. A via será importante ainda por que vai ligar a Cancela Preta ao Santa Mônica. Além do asfaltamento, a nova via receberá sinalização horizontal e vertical”, diz o secretário.
A via que recebe obras da prefeitura situa-se nas proximidades da Estrada do Tatu e desemboca na altura do Green Park, ligando o Morro de Santa Mônica e a Estrada do Tatu com a Cancela Preta. Essa ligação inclui os bairros Campo do Oeste, Sol y Mar, Visconde de Araújo, Novo Horizonte, Riviera Fluminense, entre outros, que também podem ser acessados usando a antiga Estrada da Cancela Preta. Além de se tornar uma nova opção de trânsito, as obras beneficiam os moradores, que vivenciavam problemas de lama, em época de chuvas, e muita poeira no verão.
O secretário Tadeu Campos destaca essa rua, como várias outras situadas nas proximidades, como artéria de ramificação do trânsito que vão se unir ao arco viário do município, ligando outras partes da cidade às Linhas Verde e Azul e, também à Avenida Industrial, cujas obras a prefeitura está concluindo.
- Ao investir na ampliação do arco viário do município, a administração municipal tem como objetivo possibilitar que o motorista chegue a vários pontos do município e às RJ 168 e 106, sem precisar passar pelo centro da cidade. Com isso, o trânsito no centro será agilizado, principalmente nas horas de rush, disse Tadeu Campos.