Os 850 jovens do Programa Macaé de Primeiro Emprego – Juventude Cidadã (PMPE) que já conseguiram trabalho estão sendo convocados para comparecer à Secretaria de Trabalho e Renda, que funciona na Incubadora de Cooperativas. A secretaria vai fazer a análise de cada jovem para que ele receba o benefício da Lei Municipal do Primeiro Emprego, que vai oferecer um terço do salário-mínimo durante 12 meses, como incentivo para se manter neste primeiro trabalho.
De acordo com a coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros, para ter direito ao benefício os jovens devem apresentar documentos que comprovem que estão trabalhando, como a Carteira de Trabalho. “Caso não possa comparecer à Incubadora, que fica na Estrada do Imburo, S/Nº, o novo trabalhador pode enviar o comprovante por meio de outras pessoas. O importante é que equipe técnica da secretaria vai analisar se ele se enquandra nos pré-requisitos para receber o benefício”, explicou.
O Programa Macaé de Primeiro Emprego atendeu três mil jovens, que tiveram aulas de qualificação profissional e de noções de cidadania, direitos humanos e ética, entre novembro de 2006 e fevereiro de 2007. Os jovens têm idade entre 16 e 24 anos, e participaram de 19 cursos de qualificação, como, por exemplo, almoxarife, operador de telemarketing e auxiliar administrativo. Macaé conseguiu inserir no mundo do trabalho 28,3 % dos três mil iniciantes. O Projeto Juventude Cidadã foi realizado graças à parceria entre a prefeitura de Macaé e o Ministério do Trabalho e Emprego.
- Uma das muitas empresas que acolheram os jovens para o primeiro emprego foi a Brasil Center, onde houve 212 contratações – comenta Dilma.