Com o objetivo de elaborar coletivamente a Semana da Consciência Negra, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEMPIR), realizará na próxima quarta-feira (8), às 18h, no Centro Cultural Rinha das Artes, a Reunião Ampliada com a participação de diversos segmentos sociais ligados à temática afro-brasileira.
A Semana da Consciência Negra vai acontecer em Macaé entre os dias 17 a 22 de novembro. O objetivo é promover um espaço de diálogo e articulação entre poder público, movimentos sociais e instituições do município.
“A Prefeitura reforça o convite à sociedade macaense para se fazer presente, participar das discussões e contribuir com ideias e propostas que valorizem a memória, a cultura e os direitos da população negra”, pontuou a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio.
O Dia da Consciência Negra é uma data dedicada à reflexão sobre o racismo, a discriminação racial e as desigualdades enfrentadas pela população negra no Brasil e no mundo. Além disso, busca-se valorizar as contribuições culturais, econômicas e políticas da comunidade negra.
Para o encontro, a expectativa é contar com a presença de coletivos culturais afro-brasileiros, grupos de capoeira, representações religiosas de matriz africana, instituições de ensino, juventude negra, sindicatos, conselhos municipais e organizações da sociedade civil.
“A Semana da Consciência Negra é um momento simbólico e de grande importância para toda a cidade. Queremos que a programação reflita a diversidade das vozes que constroem diariamente a luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira”, destacou a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
A Semana da Consciência Negra é tradicionalmente celebrada no mês de novembro e marca o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, em memória a Zumbi dos Palmares e como reconhecimento da resistência do povo negro no Brasil.
O dia 20 de novembro é marcado pela reflexão sobre a luta contra o racismo e a celebração da cultura afro-brasileira. Em 1971, o movimento negro brasileiro estabeleceu essa data como um marco de resistência, pois é o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. O Dia Nacional da Consciência Negra, que se tornou feriado nacional em 2023, foi criado para destacar a importância da história, cultura e contribuições da população negra para a construção do Brasil. Além de ser um dia de comemoração, é uma oportunidade para reflexão sobre as desigualdades raciais ainda presentes na sociedade brasileira, em especial no que se refere à educação, mercado de trabalho, segurança pública e acesso a direitos básicos.
O Centro Cultural Rinha das Artes é localizado na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro.