Prefeitura cria abrigo emergencial para população de rua

17/06/2016 15:56:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Guga Malheiros

Espaço no antigo Ipiranga funcionará de 18h às 7h

A Prefeitura de Macaé abriu, nesta quinta-feira (17), o antigo Clube Ipiranga, no Centro, para funcionar como abrigo noturno emergencial para que a população em situação de rua se proteja do frio. Os acolhidos podem ir, voluntariamente, a partir das 18h e ficar no local até as 7h. O espaço, que passou por melhorias, funcionará até o final do inverno.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, "apesar da cidade ter outros equipamentos para acolhimento, a questão do morador de rua é complexa e, em muitos casos, há resistência em sair dessa condição. Contudo, com as temperaturas mais baixas, pensamos em uma solução que seja prática e atenda essa necessidade imediata que é se abrigar do frio. Os portões ficam abertos para que as pessoas tenham o direito de ir e vir, sem a obrigação de permanecer no local".

- Somente nesta primeira noite, 30 moradores de rua estiveram no abrigo, porém, cinco preferiram se alimentar e voltar às ruas. Os outros 25 optaram por dormir - acrescentou.

Os interessados em doar agasalhos, cobertas, entre outros itens para proteger do frio, podem entregar no Clube Ipiranga, no horário de funcionamento, localizado à Avenida Presidente Sodré, 22, no Centro. As doações serão recebidas por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e por agentes da Guarda Municipal, que estarão no local durante o período de acolhimento. Para doação de sopa, é necessário entrar em contato com o coordenador do abrigo, Charles Cezar, pelo telefone (22) 99987-3601.

Trabalho de acolhimento é intenso - O governo municipal possui um serviço integrado chamado Rede Rua, composto por representantes de diversos segmentos governamentais como Secretarias de Saúde; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Ordem Pública, entre outros. Um dos objetivos do trabalho do grupo, que se reúne mensalmente, é cruzar informações dos diferentes setores de atendimento, possibilitando ações mais eficazes no retorno do indivíduo à sua moradia e ambiente familiar.

A equipe de abordagem é composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que realizam a busca ativa das pessoas em situação de rua. A proposta do trabalho é contribuir na reconstrução do projeto de vida do cidadão em situação de rua. Contudo, a prefeitura não pode obrigar as pessoas a saírem da condição de rua sem que haja o consentimento.

Este trabalho é vinculado ao Centro Pop, que oferece, ainda, assistência necessária para o encaminhamento para o mercado de trabalho, profissionalização, oficinas, rodas de conversas e atendimento psicossocial. O local, que funciona na Rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, é um espaço para que essa população possa fazer suas refeições, higiene pessoal e guardar seus pertences.

Outro serviço é a Pousada da Cidadania, um abrigo institucional de acolhimento quando a pessoa em situação de rua deseja sair desta condição, oferecendo moradia provisória. A Pousada de Cidadania tem capacidade para 50 pessoas e está localizada na Rua Orlando Tardele, 206, no bairro Bela Vista.

Outra atividade importante desenvolvida no município é o Consultório da Rua. Trata-se de Serviço de Saúde integrante da atenção básica que presta atendimento à população em situação de rua. A equipe - formada por profissionais como médicos, enfermeiros, cuidadores, assistentes sociais e fonoaudiólogos - leva para as ruas o acesso a cuidados com saúde.