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Prefeitura cria atendimento odontológico familiar para pessoas com deficiência

16/03/2012 08:48:10 - Jornalista: Cesar Domerry

Foto: Ana Chaffin

Atendimento será nos casos mais urgentes, levando-se em conta a gravidade do estado de saúde e a renda familiar.

Em mais uma ação de saúde pública e acessibilidade, a Prefeitura de Macaé inicia nos próximos dias o atendimento odontológico domiciliar para pessoas com deficiência, trabalho executado pela Subsecretaria Municipal de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, em parceria com a Coordenadoria da Subsecretaria de Odontologia. O atendimento será feito após seleção dos casos mais urgentes, levando-se em conta a gravidade do estado de saúde e a vulnerabilidade social do paciente.

Segundo o subsecretário de Acessibilidade, Hildemar Miranda, o atendimento a pessoas com deficiência vem sendo realizado, diariamente, há dois anos, na sede da Subsecretaria. O atendimento domiciliar não será feito por bairros nem local específico e, sim, levará em conta as necessidades dos pacientes, individualmente. O cadastramento é realizado na Subsecretaria de Acessibilidade, que fica na Rua Teixeira de Gouveia 767. O telefone é 2772-3754. Segundo o subsecretário, o atendimento odontológico também será feito na escola Centrinho e nas unidades do Centro Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes).

- Foi uma grande conquista o atendimento de pacientes especiais, com transtornos mentais, e que precisam ser sedados para receber atendimento odontológico. O prefeito Riverton Mussi entendeu a situação e nos deu todo apoio neste trabalho. Antes, o atendimento era feito em Campos. Hoje, Macaé faz esse serviço, e temos equipes com profissionais altamente qualificados, entusiasmados a tratar nos domicílios pacientes que foram vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), tetraplégicos, os que não têm cuidadores nem um familiar sequer por perto. Executar esse trabalho é uma questão de entrega, o profissional tem que gostar muito. Ajudar sem olhar a quem e ter amor, disse o subsecretário.

Hildemar citou a questão financeira , a falta de dinheiro de transporte, como um dos impedimentos para o paciente se dirigir à sede da subsecretaria para ser atendido, e falou dos profissionais que compõem a equipe de atendimento.

- Há pacientes cujo transporte só pode ser feito de carro, e muitos não têm como pagar o transporte nem têm amigos ou parentes que possuam veículos próprios. Também há os que residem em locais de difícil acesso, o que não será obstáculo para nossa equipe, formada por um dentista, uma assistente social, uma técnica de saúde bucal e uma assistente de saúde bucal, que se utiliza de um consultório ambulante, explicou.

Além do tratamento dos casos de urgência, outros vão receber atendimento preventivo. Nas duas situações, a equipe executará a higiene oral, sem descuidar da higiene corporal do paciente. “As ações completas de higiene deixam de acontecer tanto nas famílias de baixa renda quanto nas de renda elevada, por desinformação, e nossa equipe vai orientar essas famílias quanto aos procedimentos corretos”, completou.

Lindolfo Barroso, dentista lotado no ambulatório de Odontologia da Subsecretaria, integra a equipe de atendimento, e reforça as palavras de Hildemar quanto à importância da dedicação ao trabalho por amor. “Não basta ser um técnico altamente especializado. Tem que haver amor. Isso existe em cada componente da equipe, garantia do sucesso desse serviço”, observou.
Quanto ao atendimento, tanto Lindolfo quanto o coordenador de Odontologia, Carlos Fernando, e o subsecretário de Odontologia Márcio Junger, afirmam que nos casos mais graves e complexos, o paciente deverá ser levado para atendimento hospitalar. O dentista Lindolfo ressalta que, em domicílio, poderão ser feitas extrações simples, obturações e tratamento de gengivas.