logo

Prefeitura cria questionário para aprimorar projeto 'Voz dos Bairros'

25/10/2013 17:02:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Promover a cidadania e a qualidade de vida, atendendo a real necessidade do individuo em seu território. Esse é o principal objetivo do projeto “Voz dos Bairros”, que fortalece o eixo de prevenção do programa “Crack, é preciso Vencer”, do governo federal. Os idealizadores se reuniram recentemente no Centro Administrativo Luiz Osório, para discutir o início de mais uma ação: aplicação do questionário para oferecer uma atenção individualizada à população.

A realização do questionário tem o objetivo de conhecer as demandas da comunidade, realizando ações coerentes com cada região. O projeto também visa à integração com parceiros de diversas instituições, como ONGs, escolas, unidades de saúde, instituições religiosas, além dos próprios agentes da prefeitura, que desenvolverão nos bairros uma articulação intersetorial.

A primeira ação do projeto foi a viabilização da Escola de Redução de Danos, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep); a secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental e o 95º Grupo de Escoteiros de Macaé. Na ocasião, foi promovida uma estratégia preventiva com o objetivo de apoiar e ampliar a rede de serviços e ações de atenção integral em álcool e outras drogas.

A segunda ação foi o mapeamento físico do Setor Administrativo Amarelo e parte do Vermelho, que serão atendidos neste primeiro momento. Esta área é composta pelos seguintes bairros: Miramar; Visconde de Araújo; Praia Campista; Campo do Oeste; Sol y Mar; Riviera Fluminense; Centro e Cajueiros.

De acordo com o Coordenador Extraordinário de Políticas sobre Drogas (Cepod) e um dos idealizadores do projeto, Gleison Guimarães, o “Voz dos Bairros” surgiu em decorrência da demanda trazida pela Ouvidoria Geral à Cepod sobre o uso abusivo de drogas em bairros no município. "Esse é um projeto piloto, que se estenderá às demais regiões”, explica.

O projeto “Voz dos Bairros” tem como integrantes a Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Ouvidoria Geral, secretarias de Desenvolvimento Social, Ordem Pública, Saúde, Educação, Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial, Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), 95º Escoteiros de Macaé, Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes).

A equipe intersetorial tem se reunido para buscar informações sobre os locais de incidência do problema, bem como o perfil do público mais atingido, e as circunstancias e estratégias de prevenção eficazes para garantir melhor qualidade de vida a todos que convivem nessa comunidade.