logo

Prefeitura criará Centro de Acolhimento ao Migrante

16/01/2013 18:02:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Prefeitura de Macaé implementará dois projetos na esfera social até março deste ano: a criação do Centro de Acolhimento ao Migrante e a reestruturação da Pousada da Cidadania. Centenas de famílias em situação de risco social serão diretamente beneficiadas.

O Centro de Acolhimento ao Migrante vai funcionar a partir de fevereiro na antiga sede da Fundação de Ação Social, na Virgem Santa. Lá, uma equipe multidisciplinar, constituída por assistentes sociais, psicólogos e advogados, fará a triagem dessas pessoas, oferecendo orientação e acolhimento às famílias.

O migrante terá uma casa de passagem onde receberá apoio, podendo ficar nela de três dias a uma semana. A princípio, o morador flutuante terá de procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que vai funcionar próximo ao Terminal Central, no Centro da cidade, e os casos mais sérios serão levados ao Centro de Acolhimento ao Migrante, que terá capacidade para 20 pessoas, distribuídas em 10 quartos.

Pousada da Cidadania

A previsão do governo municipal é que a Pousada da Cidadania funcione no bairro Lagomar, com capacidade para 50 moradores de rua. Atualmente, há moradores de rua convivendo com migrantes. A secretaria vai separá-los a fim de facilitar o controle e o atendimento.