logo

Prefeitura dá continuidade ao Plano de Contingência da Dengue

24/01/2008 08:53:43 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando continuidade ao Plano de Contingência para o controle da dengue, a secretaria Especial de Saúde de Macaé realizou nesta quarta-feira (23), uma reunião de mobilização da sociedade, onde estiverem presentes representantes de diversas secretarias municipais, órgãos estaduais e federais e associações de classe. “O encontro faz parte da política de governo do prefeito Riverton Mussi de unir as forças políticas federais e estaduais com o município, para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz da Penha.

Segundo o secretário, o objetivo é reunir diversas pessoas de segmentos variados para atuarem como multiplicadores no combate à dengue. “O plano de contingência já existe desde 2007 e contempla ações de capacitação de recursos humanos, formulação de novas técnicas de tratamento, como também a mobilização das comunidades”, explica.

A próxima ação será a capacitação dos representantes de todas as entidades envolvidas para que, em parceria com a prefeitura, possam atuar de forma eficiente, orientando a população sobre os cuidados no combate à dengue. Luiz acrescenta que hoje um dos maiores vilões de focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, são os pratinhos de vasos de plantas e tonéis usados como reservatórios de água.

- Nos últimos meses registramos poucas notificações no município, mas na semana passada quando estive na reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Norte Fluminense, a preocupação de todos os secretários era com relação à dengue. Algumas cidades já foram confirmados mais de 50 casos, afirmou o secretário acrescentando que as pessoas devem colaborar com o poder público eliminando todo e qualquer criadouro do mosquito.

Durante a reunião o presidente do Fundo de Proteção aos Animais, Élcio Pontes e a gerente técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Cristina Pereira lembraram que os bairros com maior índice de infestação de focos do mosquito são Imbetiba e Sol y Mar. “Estamos intensificando as ações nestes bairros, com visitas domiciliares em horários especiais, além de orientar os moradores para os cuidados com água limpa e parada”.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado, o comandante Renato Caldas falou da importância da parceria do poder público e a comunidade em ações de cidadania. “Estamos sempre dispostos a colaborar com toda nossa equipe, visando o bem-estar da comunidade”, frisou ressaltando que outras parcerias serão efetivadas entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

O presidente da Associação de Moradores da Imbetiba, Marcelo dos Santos, e a presidente do grupo Amanhecer da Terceira Idade, Mariângela Guedes, também se comprometeram a colaborar. “Temos que sensibilizar nossos amigos e vizinhos para que cada faça a sua parte”.

Também participarão do Plano de Contingência as secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Educação, Guarda Municipal, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Exército e associações de moradores.

Ações - O CCZ vem realizando o combate ao mosquito aedes aegypti, com visitas domiciliares e o trabalho perifocal, nos terrenos baldios, valões, valas e bueiros. O centro também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população. Atualmente existem 350 pontos estratégicos.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta das 8h às 17h.