Prefeitura dá mais um passo para transformar HPM em hospital de ensino

19/03/2015 18:30:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Flávio Sardou

Com a inauguração do anexo, até o final deste primeiro semestre, o HPM terá mais cem novos leitos

Em visita ao anexo do Hospital Público Municipal, nesta quinta-feira (19), o prefeito, Dr. Aluízio, reafirmou sua parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé no sentido de viabilizar o credenciamento do HPM como hospital de ensino. O objetivo do governo municipal é aliar o conhecimento técnico universitário à ampliação do atendimento na rede municipal de saúde. Com a inauguração do anexo, até o final deste primeiro semestre, o HPM terá mais cem novos leitos.

Esse ano, o número de vagas para Residência Médica foi ampliado para 16, distribuídas da seguinte forma: seis vagas para Clínica Médica; cinco para Pediatria e cinco para Cirurgia Geral. A parceria com a UFRJ visa ampliar ainda mais o número de vagas para residência médica e internos, para outras áreas dos cursos oferecidos pelo campus Macaé, como Nutrição, Enfermagem, Farmácia.

- Com a inauguração do anexo não só ampliamos o atendimento para a população, como também o espaço para o ensino em Macaé. A universidade é necessária para o município. Além do petróleo, apostamos em Macaé como um polo de conhecimento e vamos atuar nesse sentido. Além do HPM, o São João Batista e o Madre Teresa de Calcutá já recebem residentes, viabilizando a prática necessária para o desenvolvimento do profissional - ressaltou Dr. Aluízio.

O diretor-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Guimarães, destacou que o objetivo do governo municipal é que a parceria com a universidade auxilie numa gestão compartilhada que vai atender a população.

- Com sua expertise e capacidade, a UFRJ vai contribuir na melhoria contínua e uma assistência de melhor qualidade. Com a equipe técnica da universidade e o corpo de trabalho do HPM essa parceria tem tudo para ser um sucesso - disse Gleison Guimarães.

O diretor superintendente do HPM, Márcio Bittencourt, informou que está sendo formada uma comissão, chamada Cominthe, para viabilizar o credenciamento da unidade como hospital de ensino.

- Estamos providenciando, o mais rápido possível, a realização das licitações para a compra de equipamentos para o anexo que será inaugurado em breve. Em abril, teremos a entrega de uma subestação de energia que será direcionada para o anexo. Além de oferecer cem novos leitos e duas UTIs, teremos mais espaço para a residência médica, consolidando ainda mais os cursos da área de saúde da UFRJ - pontuou Márcio Bittencourt.

A professora e diretora diretora-geral do Campus UFRJ-Macaé, Arlene Gaspar, se mostrou animada com as instalações do anexo. "O espaço é bastante interessante. Nossa intenção é atuar para que nasça o hospital-escola, com residência e internos dos cursos da área de saúde da UFRJ Macaé. Além disso, pretendemos montar aqui também o Centro de Referência Regional em Farmácia que auxilia a população e os profissionais da área de saúde com informações sobre medicamentos", adiantou Arlene Gaspar.

Acompanharam a visita também o secretário de Comunicação Social, Antônio Luiz Pinheiro Santos; o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto; os coordenadores dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia da UFRJ campus Macaé, entre outros.


Fotos Relacionadas