Foto: Ana Chaffin
O trabalho, que beneficiará aproximadamente 45 mil moradores, está previsto para ser concluído em junho de 2012.
A prefeitura de Macaé prossegue com as obras da segunda fase do Projeto Lagomar, que inclui a construção de redes de água pluviais, de esgoto e pavimentação de ruas, além da conclusão da Estação de Tratamento e Esgoto (ETE), que está em fase de testes, faltando pouco para entrar em operação. As ações começaram em abril de 2011, e o projeto já conta com a conclusão de várias ruas. O trabalho, que beneficiará aproximadamente 45 mil moradores, está previsto para ser concluído em junho de 2012.
— Os moradores do bairro Lagomar, uma das áreas que mais cresce no município, já podem usufruir das ruas W-18, W-20, W-22, W-24, W26, W32 e parte da rua W30, pois estas estão totalmente prontas. Porém, os trabalhos prosseguem nas demais ruas do bairro. As Travessas Brilho da Lua, Sino, W 11, Verdes Mares, brilho do Sol, Flores, Costa do Sol, e Travessas 11, 13, 14 e 15, também já estão finalizadas — explica Janilson Lacerda, engenheiro civil responsável pelas obras.
O fiscal ressalta que o projeto está bem adiantado, com 55% das ações concluídas. Segundo ele, 90% das ruas estão sendo pavimentadas com paralelepípedos, pois, com esse método, as ruas não ficam totalmente impermeabilizadas, ajudando na drenagem das águas pluviais. Somente os locais onde circulam ônibus e carretas vão ser pavimentados com asfalto.
— O projeto inclui a precaução do escoamento da água pluvial. O bairro Lagomar tem uma geografia muito plana, além das ruas pavimentadas com paralelepípedos, o projeto também inclui o despejo da água de duas formas, será dividido por laterais. De um lado do bairro, a água será escoada no Canal Macaé Campos. Do outro lado, a água será despejada no mar e nas duas lagoas costeiras — acrescenta Janilson.
As obras do Projeto Lagomar começaram em 2006. A prefeitura investiu R$ 29 milhões na primeira fase do projeto. Mais da metade dos 54 quilômetros das ruas do bairro foram pavimentadas e receberam redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto. A prefeitura também investiu na construção da ETE e da rede de drenagem, que vai levar o esgoto recolhido no bairro até as seis elevatórias que o município construiu para a ETE, localizada no Engenho da Praia, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106).