A Prefeitura de Macaé está dando apoio e suporte às famílias atingidas pelo incêndio no Assentamento Osvaldo de Oliveira, no distrito de Córrego do Ouro, região serrana do município. O fogo começou por volta das 13h30 de quinta-feira (18) e destruiu grande extensão de terra no assentamento, que é referência na produção da agricultura familiar -, deixando prejuízos de aproximadamente 70% da produção agrícola. Vivem no local 63 famílias registradas.
As chamas se espalharam rapidamente devido ao vento que atinge a região e os produtores estão sendo atendidos pelos técnicos da prefeitura desde a tarde de quinta-feira, tão logo receberam informação sobre o incêndio. Permanecem no local, nesta sexta (19), técnicos das secretarias municipais de Defesa Civil; Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; Agroeconomia; e Ordem Pública.
“Estamos aqui somando esforços em solidariedade às famílias e todo o apoio necessário está sendo prestado desde o instante em que fomos comunicados do incêndio. É lamentável o que houve com essas famílias e os prejuízos foram de cerca de 70% para os produtores”, destacou o secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim. Ele enfatizou a importância do Assentamento Oswaldo de Oliveira para o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Agricultura Familiar no município.
A Secretaria de Desenvolvimento Social está prestando assistência com fornecimento de água potável e alimentos. O Conselho Tutelar também atua no local.
Equipes do Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) também estão no local desde que o fogo começou. Os últimos focos do incêndio foram cessados na manhã desta sexta. A causa ainda não foi identificada. Técnicos dos Bombeiros e da Defesa Civil estão trabalhando para emitir o relatório.
O assentamento atingido ocupa uma área total de 1.539,76 hectares da Fazenda Bom Jardim e a sua criação foi formalizada em 2014 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).