Prefeitura de Macaé abre as portas para o rock local na Expo 2011

29/07/2011 15:02:52 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Ana Chaffin

A Banda Madame Escarlate mostrou grandes sucessos do pop rock nacional

Dar oportunidade às bandas de rock locais de se apresentarem em eventos para a população macaense. Este foi o objetivo do lançamento da Associação de Rock Macaense no primeiro dia da XXXII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, nesta quinta-feira (28). O evento aconteceu na Tenda da Cultura, através do projeto ”Diversidade cultural x Culturas populares”, da Fundação Macaé de Cultura, onde também serão apresentados outros artistas da região até o próximo domingo (31), a partir das 22h.

O primeiro dia do projeto “Voz e Violão”, no Espaço Bailão, foi marcado pelo talento de Jéferson Danilo, onde também foram expostos trabalhos dos artesãos da cidade. Nos intervalos dos shows DJ Markus Fernandes agitou com muita música eletrônica. E o encerramento da noite ficou por conta de Beto Vally, que animou o público com um repertório diversificado.

A primeira banda a se apresentar na noite foi a Cervical, de hard core, composto por Pascoal (vocal); Marlon (baixo); Dudu (bateria); e Leonardo (guitarra). Os músicos levantaram o público formado em sua maioria por jovens que criavam uma excêntrica coreografia chamada por eles de “Roda Punk”. Todos acompanharam em voz alta os sucessos do grupo como: “Auto destruição”; “Caminhos de dor”; Dar o sangue”; “Nossa história”; e “Remanejar a vergonha”.

Com o mesmo estilo musical da primeira Banda a pisar nos palcos da Tenda da Cultura, o Protesto Suburbano deu um show de interpretação interagindo diretamente com seus fãs. Formado por Sandro (vocal); Evandro (baixo); Alex (guitarra); Alexandre (guitarra); e Ian (bateria); levaram o público ao delírio através de seu repertório reflexivo por questões sociais como: “Resistência pacífica”; “Massacre capitalista”; “Mudar”; “Torturado pela vida”; “Hora de lutar”; “Só ensinam besteira”; “SOS Praia do Pecado”; “Protesto Suburbano”;“Juventude alienada”; Chacina”; “Nada restará”; e “Migalhas”.

O melhor do pop rock nacional entrou em cena através da terceira banda a se apresentar na noite do rock, no primeiro dia da Expo Macaé 2011: a Banda Madame Escarlate. O grupo surgiu em 2002 e comemorou sua retomada aos palcos justamente na noite de lançamento da Associação do Rock Macaense. Composto pelos amigos Ivan Machado, no baixo; David Medeiros, na bateria; Marcelo Corrêa, na guitarra solo; e Koy Lemos, no vocal e guitarra. Os músicos apresentaram três faixas do seu CD, que será lançado oficialmente no final do ano, de nome “Quando o dia clarear”, além de outros sucessos de grupos já consagrados pela crítica.

A Tenda da Cultura já estava lotava por pessoas de todas as idades quando a Banda Madame Escarlate iniciou seu grande show relembrando antigos sucessos do rock nacional dos anos 80 e 90. Foram eles: “Mulher de Fases”; “Fátima”;“Mais”; “A sua maneira”; “Nada que eu não possa esquecer”; “Veraneio vascaína”, da Banda brasiliense Capital Inicial; “Exagerado”, de Cazuza; “Tempos modernos”, de Lulu Santos; “Até quando esperar”, da Plebe Rude; “Bichos escrotos”,“Lugar nenhum” e “Polícia”, dos Titãs; e finalmente, “Daniel na cova dos leões”; “Tempo perdido” e ‘Será”, para encerrar a grande noite do rock.

Ao final dos shows todos os vocalistas das bandas apresentadas agradeceram a prefeitura de Macaé, através da Fundação de Cultura, por serem convidados a participar do Espaço Cultura durante a Expo 2011, e também ao público que prestigiou as apresentações. Na ocasião, o presidente da Associação de Rock Macaense, Ivan Machado, também ressaltou a importância de eventos deste porte para valorizar bandas locais.

- Nosso objetivo é agrupar bandas independentes de Macaé que possuem músicas próprias para realizar tanto pequenos e grandes eventos para fortalecer a cena do rock, uma vez que vimos a necessidade de promover este tipo de trabalho por conta do público que conquistamos, destacou Ivan.

A sede da Associação Macaense de Rock é situada na Phocus (loja de instrumentos musicais), localizada à Rua Marechal Teodoro, 211, Centro – Macaé.

Nesta sexta-feira, dia 29 de julho, aniversário de 198 anos de Macaé, quem abre a programação da noite é a dupla Bira Belo & Gabryel, às 22h; e à meia-noite quem esquenta o Bailão com muita animação é a Banda Forró da Terra e Marx Badauê. Na mesma noite quem se apresenta pelo projeto “Voz e Violão”, é Marcelo Guapo, às 20h.


Fotos Relacionadas