O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, acompanhado do secretário de Saúde, Luiz da Penha, fez a entrega na manhã desta segunda-feira (02) de mais uma máquina termo nebulizadora (Pro-fog) que atuará no combate ao aedes aegypti, transmissor da dengue. A aquisição do equipamento faz parte das ações de intensificação de controle da doença, que nos meses de janeiro a março atingiu 122 pessoas.
Outra medida anunciada pelo prefeito será a contratação imediata de mais 40 agentes de endemias. “Mas a colaboração da população é fundamental no combate à dengue. Além da aquisição de equipamentos e contratação de pessoas o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) intensificou as ações de mobilização e sensibilização da população para que elas eliminem os possíveis criadouros do mosquito”, alertou.
Segundo o secretário de Saúde, o novo equipamento é quatro vezes mais potente, o que permite um eficiente controle do inseto. Outras características da máquina são que ela pode ser facilmente acomodada e montada sobre qualquer veículo aberto e a fumaça densa abrange grandes áreas. “É importante lembrar que o equipamento só pode ser utilizado em locais que tenham caso confirmado da doença”, disse.
De acordo com o gestor do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, atualmente o CCZ conta com 80 agentes de endemias que realizam visitas domiciliares, um UBV (fumacê), duas máquinas pro-fog, três aero-systen (para uso nos domicílios nos casos confirmados da doença) e o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.
A gerente técnica do CCZ, a veterinária Cristina Pereira, acrescenta que os vasos de plantas estão no topo do ranking onde são encontradas as larvas do mosquito, seguido pelos reservatórios de água, como tambores. “É importante que os tambores fiquem fechados e que se coloque areia no fundo dos pratinhos dos vasos de plantas”, alertou.
As notificações da doença podem ser feitas no Centro de Controle de Zoonoses e no Setor de Epidemiologia, localizado ao lado do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. A secretaria de Saúde também realiza o exame de isolamento viral nas pessoas que apresentam a doenças para verificar o tipo de vírus que está circulando na cidade.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.
Para evitar que o mosquito aedes aegypti se reproduza em sua casa é preciso tomar alguns cuidados:
* troque a água das plantas por terra
* tampe corretamente a caixa d’ água, cisterna, tambores e poços
* lave bem os pratos de vasos de plantas e xaxins
* mantenha sempre o lixo fechado
* esvazie as garrafas e guarde de boca para baixo
* não deixe pneus, copinhos e outros recipientes nos quintais