Nesta quarta-feira (23), das 8h às 12 horas, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), vai apresentar a Rede de Proteção Social (RPS) às instituições com trabalhos relacionados ao órgão municipal, no auditório do Paço Municipal, na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 534 – Centro. A RPS é uma inovação, que segue a política de inclusão social do governo Riverton Mussi.
A apresentação será destinada às instituições conveniadas e subvencionadas pela Semdsh, secretarias executivas dos Direitos da Mulher, dos Direitos do Idoso, de Assistência Social, da Infância e Juventude, e Fundação de Ação Social (Fas), que participarão do evento, com o objetivo de conhecer a nova ferramenta social, bem como propor ajustes técnicos que visem ao aperfeiçoamento na implementação da operacionalização da rede.
O projeto da Rede de Proteção Social é uma iniciativa da Semdsh, em parceria com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Sustentável, que se tornou possível, por intermédio da secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), responsável pela formatação do software.
Segundo o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira, a RPS é uma ferramenta que nasce com o compromisso de registrar e reunir informações referentes aos usuários de toda a estrutura do governo municipal na área social e humana.
- Através deste banco de dados, será possível identificar demandas, gerar indicadores e relatórios do perfil social do usuário, além de auxiliar no planejamento de ações eficazes para a melhoria da qualidade de vida de nossa população. A Rede de Proteção Social consolidará o elo de ligação entre o cidadão e as Políticas Públicas de Assistência Social”, enfatizou o secretário.
Jorjão reforça que as portas de entrada das informações dos usuários serão as secretarias Executivas da pasta da Semdsh, ou seja, dos Direitos do Idoso, da Infância e Juventude, dos Direitos da Mulher, de Assistência Social e a Fundação de Ação Social, que hoje já recebem a população para atendimento de diversas demandas na área social e humana, no entanto sem um registro único de dados para checagem e cruzamento de informações. Além destas, as instituições subvencionadas/conveniadas também farão uso do software.
Público do evento
Foram convidados a participar da apresentação da Rede de Proteção Social (RPS), além das secretarias executivas da pasta da Semdsh, a Fundação de Ação Social; 95º RJ Grupo Escoteiros José Passos de Souza Junior; Albergue Bezerra de Menezes Francisco Xavier; Amigos da Solidariedade da Região Serrana de Macaé (Amisol); Associação Beneficente Cristã (ABC Filiar em Macaé); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação dos Aposentados e Pensionistas (Asapem); Cades Barnéia-Centro de Intregração, Capacitação e Desenvolvimento de Comunidades ; Casa do Caminho; Catalunya em Missão; Centro Católico de Evangelização Shalon; Centro Social Juliana Barros; Fundação Beneficente Ana Brígida; Fundação Educacional, Cultural de Radiodifusão Esperança (Fecre); Movimento da Diversidade Sexual; Núcleo de Dança Portadores de Alegria; Podemos Ser Crianças Saudáveis Instituição (Poscris).
Ainda integram a lista a Sociedade Pestalozzi; União dos Escoteiros do Brasil 115, Xangô Menino; Arte e Ofício de Macaé; Associação Beneficente e Promocional Conselho Interdenominacional de Músicos, Cantores e Compositores Evangélicos do Brasil (Ciceb); Associação Cultural e Social de Ofícios Manuais de Macaé (Associarte); Instituto Comunitário Irmãos de Bairro; Lojas Maçônicas – Restaurante Popular; Membros da Companhia de Dança; Oficina de Talentos e União dos Estudantes.