RIO - O prefeito Riverton Mussi e a procuradora do prefeito do município de Yingkou, na província de Liaoning, na China, Duan Yun A, assinaram nesta quinta-feira (8), no Copacabana Palace, no Rio, um protocolo de intenções entre as duas cidades. O objeto do convênio é a implantação de atividades econômicas nas áreas de infra-estrutura, energia, saneamento básico, agricultura, pesca, habitação, tecnologia, turismo, esporte, lazer e cultura.
De acordo com o convênio, os municípios vão promover projetos de investimento e cooperação para os mercados locais, assim como para exportação, e programas na área social e esportiva, inclusive para formação de recursos humanos, profissionais, intercâmbio estudantil e esportivo. Os dois municípios se disponibilizaram a promover cooperação com as empresas e órgãos municipais na área de prestação de serviços para a indústria, comércio, agricultura, pecuária, além de cultura, futebol e outras modalidades esportivas.
A procuradora chinesa, considerada pelo mercado internacional uma das maiores empresárias do país, além de ser presidente do Conselho de Empresárias Chinesas, destacou as semelhanças entre Macaé e Yingkou, tanto nas características econômicas, quanto nas esportivas. Uma cidade vizinha a Yingkou é produtora de petróleo e por isso, Yingkou possui dois grandes portos para o escoamento de mercadorias e importação de produtos.
- Hoje estamos iniciando nosso trabalho com Macaé, que poderá trazer negócios para os dois municípios, que passam a ser cidades-irmãs. Temos em comum a liderança no processo de condução dos projetos que passam a surgir a partir desta data. Tenho certeza que sairão diversas parcerias em áreas importantes. O governo chinês apóia este tipo de parceria e facilita no encaminhamento de projetos e em liberação de recursos – afirmou Duan Yun A.
O prefeito Riverton Mussi destacou que Macaé quer estreitar o relacionamento com a China e disponibilizou o município para dar suporte em todas as áreas passíveis de negócios. Duan Yun A informou que mantém estreito contato político com os governantes chineses das províncias mais desenvolvidas e que em 2004, foram contabilizados 30 anos da relação diplomática entre Brasil e China.
Um dos interesses demonstrados por Duan Yun A foi na área esportiva. "O esporte traz benefícios e ainda move a economia", ressaltou. Riverton lembrou que o município vai iniciar a construção de um estádio de futebol com capacidade para 25 mil pessoas, que deverá ser concluído em julho de 2007. "Também estamos firmando parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e intensificando investimento na área esportiva. Temos o vôlei, o basquete, o handebol e o futsal disputando a liga nacional", explicou Riverton.
O prefeito de Macaé forneceu explicações sobre o município a Duan Yun A, que se mostrou interessada em intermediar possíveis investimentos e intercâmbio entre as duas cidades. O turismo também é uma área que foi mencionada entre Riverton e Duan Yun A.
O coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, que também participou do evento, ressaltou à comitiva que Macaé possui alta tecnologia de petróleo em exploração de águas profundas. "Já firmamos consórcio de empresas entre Macaé e Angola para fornecer serviços na área de petróleo e mais este protocolo fortalece as relações internacionais da cidade", comentou.
O consultor internacional da Tauil Chequer e Mello Advogados Associados, Marcelo Mello, intermediou a visita da comitiva ao Brasil e a elaboração do protocolo de intenções, em parceria com a Procuradoria de Macaé. "Trabalhamos em projetos junto a empresas chinesas para fortalecer os laços de cooperação com as empresas e autoridades brasileiras", comentou. A BWP Projetos Consultorias e Participações, que tem como sócio Wladimir Pomar, também prestou consultoria na formação de parceria na área de negócios e cultural entre Brasil e China.
- Este primeiro passo terá um forte desdobramento nos próximos encontros, já que tanto Macaé quanto Yigkou possuem características econômicas similares e com interesses congruentes – acentuou o secretário Romulo Campos, que também participou da assinatura do protocolo.
Yigkou possui mais de 3 mil empresas em 40 setores industriais
O município de Yigkou possui mais de 3 mil empresas em 40 setores industriais, com mais de 1,7 mil tipos de produtos. A cidade é rica no setor industrial, incluindo setores têxteis, de maquinário, eletrônicos, petroquímico, medicina e materiais de construção.
Até hoje, o porto de Yigkou abriu trajetos navegatórios com mais de cem portos de mais de 40 países e regiões. As linhas de transporte de carga de contêineres internacionais estão em operação, sua capacidade atingiu 50 milhões de toneladas/ano. Próxima ao porto, a termoelétrica Huaneng Yigkou fornece 2000 milhões de kilowatts para atender as necessidades de desenvolvimento da região.
A província de Liaoning, que possui mais de 40 milhões de habitantes, está localizada na parte sul do Nordeste da China. A cidade de Yigkou possui reserva de magnesita, entre os 32 tipos de minerais explorados em Yigkou, e é uma das quatro maiores reservas de magnesita do mundo. Yigkou possui 96 quilômetros de região costeira e é conhecida também por seus produtos agrícolas.