Em cerimônia no Parque de Exposições Latif Mussi, o prefeito Riverton Mussi entregou nesta sexta-feira (11) ao presidente da Fundação Agropecuária, de Abastecimento e Pesca (Agrape), Chico Machado, as chaves de três tratores novos, adquiridos pelo prefeitura, que ficarão à disposição dos produtores agrícolas do município. Secretários, vereadores, presidentes e representantes de diversas entidades rurais estiveram presentes no evento. Riverton Mussi falou da necessidade das máquinas para os produtores agrícolas.
- Quando ouço falar que o petróleo é o que há de mais importante para Macaé, penso que o mais importante é o povo, a agropecuária, a indústria, alternativas para sustentar o município, porque o petróleo é um bem finito. Essa patrulha agrícola atende, principalmente, as regiões mais planas, mas vamos nos preparar para atender, através da patrulha animal, as regiões mais altas, locais sem condições de receber a patrulha mecânica. Aí estão três tratores, adquiridos com dinheiro dos cofres públicos. Brevemente, virão mais dois que estão em recuperação e, a partir de janeiro do ano que vem, vamos buscar parceiros para adquirir mais dois tratores novos, comentou.
O prefeito vistoriou nesta sexta todas as pontes de madeira instaladas no município, com o objetivo de substituí-las por pontes metálicas. “Vamos preparar todo o anel viário da região produtora, apoiar a criação de feiras itinerantes, ônibus para produtores comercializarem seus artigos, reativar a cooperativa de produtores de banana no Córrego do Ouro e absorver a produção do doce na merenda escolar, bem como a produção de leite e de peixe, já filetado. Para isso ser possível, todos deverão se organizar em entidades legais, para que não se compre de um só produtor”, anunciou Riverton. Finalmente, o prefeito falou da necessidade da reativação da produção de café, que será fornecido a uma torrefação a ser instalada no Trapiche, por um grupo de Carapebus.
Chico Machado falou que aproximadamente 600 produtores vão contar com a patrulha agrícola e a assistência de equipes de técnicos da Fundação. “A Agrape já designou técnicos, sob a coordenação do engenheiro Agrônomo Darlin Grativol, para acompanhar e orientar os trabalhos dos produtores, do pequeno ao maior”, comentou. Machado observou que a Fundação estará cada vez mais voltada para cooperar com quem realmente trabalha. “Este é o principal objetivo da aquisição desses tratores”, enfatizou. O presidente da Fundação, ao lembrar do êxito da vacinação contra a aftosa e a raiva, no município, adiantou que a Fundação vai fazer parceria com a Secretaria de Saúde, para realizarem ações preventivas com o Setor de Zoonoses, contra a febre maculosa.
Darlin Grativol disse que a região agrícola foi dividida em quatro setores. “O setor sede atende Cabiúnas, Imburo, Virgem Santa, e regiões próximas à BR 101. O segundo setor compreende Bicuda Grande e Pequena e os produtores de Bem-Dizia. O terceiro atende Córrego do Ouro, Trapiche, Óleo e Serra da Cruz. O quarto setor alcança a Região Serrana, Sana, parte da Bicuda, Frade, Glicério, Crubixais”, explicou.
O secretário do Interior, George Jardim, falou da satisfação dos produtores agrícolas. “É uma grande conquista da população do interior do município. A patrulha agrícola é um dos elementos que ajudam a manter o homem do campo na zona rural. Quanto mais se investe nele, mais se torna difícil sua retirada para a cidade”, ressaltou. As palavras do presidente do assentamento Bem-Dizia, Roberto Tinoco, o Betinho, traduzem o sentimento do homem do campo. “A comunidade rural está satisfeita com a assistência da Prefeitura, através da Fundação AGRAPE. Temos certeza que com a presença das equipes de técnicos, tudo vai funcionar bem. Esperamos mais ainda e sabemos que vamos ter”, declarou. Também participaram da solenidade os secretários de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, e de Obras, Tadeu Campos, além do presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Cardoso.