logo

Prefeitura de Macaé festeja 1º de maio com exposição de trabalhos artesanais e show de Jorge Aragão.

01/05/2006 19:49:46 - Jornalista: Cesar Dussac

A prefeitura de Macaé festejou o 1º de maio – Dia do Trabalhador – e o segundo aniversário da Incubadora de Cooperativas, integrante da Secretaria de Trabalho e Renda, no Parque Latiff Mussi. Houve exposição de trabalhos artesanais diversos de cooperados, membros de associações de moradores dos setores rosa e marrom e projetos sociais desenvolvidos em parceria com a secretaria. Após uma representação teatral, um show com o sambista Jorge Aragão encerrou os festejos.

Ao enumerar as diversas ações da SEMTRE, o secretário Cláudio Bogado se dirigiu aos jovens. “Vai ser criado o Centro de Desenvolvimento Profissional, com a finalidade de proporcionar a qualificação aos jovens que ainda não tiveram a oportunidade do primeiro emprego – faixa de 18 a 24 anos. A Central de Atendimento Especializado em Trabalho – CAET – já empregou 600 pessoas, um número bastante significativo, que motivou o prefeito Riverton Mussi a providenciar o crescimento da Central. As atividades do Sem Fronteiras, voltadas para a formação da cidadania, com foco no primeiro emprego, têm se destacado.

Cláudio Bogado enfatizou que a Incubadora trabalha para o fortalecimento das associações e cooperativas. “No aniversário da Incubadora, estão de parabéns todos os que lutam para a realização dos objetivos da secretaria de Trabalho e Renda. Por isso, a prefeitura, através da secretaria, abriu espaço para a instalação das barraquinhas, onde cada entidade e associação de bairro, dos setores rosa e marrom, está apresentando seu trabalho à sociedade. É a integração entre o poder público e o cidadão, que deve conhecer as atividades desenvolvidas pela secretaria e os parceiros”, concluiu.

A Gerente da Incubadora, Aline Barbosa, contou que a cooperativa de costureiras e a de garçons tiveram cursos de relações humanas e atitude profissional. O SENAI deu consultoria de costura industrial, através do Centro Especializado de Costura – CETIQT à cooperativa de costureiras que, agora, está preparando alunos que vão se integrar ao grupo. Os integrantes ( mais de 40) da cooperativa de garçons também fizeram o curso de higiene na manipulação de alimentos, baseado na resolução 216 da Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA. Outro curso feito por eles foi o de bar tender – preparo e serviço de bebidas com malabarismos.

Segundo Aline, a Incubadora está empenhada em atualizar o plano de negócio e o desenvolvimento de novas metodologias de incubação. Segundo ela, esse aniversário proporcionou uma grande oportunidade de aproximação da Incubadora com as associações de moradores. “Agora em maio, com a inauguração do restaurante-escola, o maior do Brasil nesse formato e o único com cozinha-modelo, vão ser oferecidos à população cursos de capacitação, aperfeiçoamento e certificação de profissionais de hotelaria, projeto em parceria com a Petrobras, SENAC, prefeitura - através da secretaria de Obras – e mais nove empresas da área de catering (alimentação), que atuam nas áreas onshore e offshore.

O programa Sem Fronteiras e a Central de Atendimento fazem um trabalho integrado. O primeiro se preocupa com a formação da cidadania, prepara para o primeiro emprego e acompanha o jovem empregado, através de uma equipe multidiscplinar de psicólogos e terapeutas.

A coordenadora da CAET, Suze Ferreira, explicou que a entidade faz o cadastramento do interessado para traçar seu perfil sócio-econômico: profissão, experiências, escolaridade e outros dados. Objetivo da Central é encaminhar para atividade de geração de renda, além do mercado formal de trabalho. “Há mais de 200 empresas parceiras, que relacionam suas necessidades. Os candidatos que preenchem os requisitos são encaminhados até elas. Hoje, dispomos de mais de 190 vagas em áreas diversas, e os setores que mais absorvem a mão de obra não especializada e candidatos ao primeiro emprego são o de serviços e o comércio”, acentuou Suze.

Participaram do evento associações que apresentaram trabalhos artesanais diversos. Associação de Moradores Balneário Lagomar – que trouxe a Associarte, que tem 103 artesãos, e apresentou trabalhos em fibra de bananeira e outros materiais, além do Planalto da Ajuda, Aeroporto, Recanto da Paz. A Vila Badejo levou um grupo infantil de capoeira, a cooperativa de garçons serviu refrigerantes, água mineral, torta salgada e o bolo de aniversário.