A prefeitura de Macaé, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), lança nesta quinta-feira (31) a campanha “Parceiro Social”. O lançamento previsto para 15h30m, no auditório do Teatro Municipal de Macaé. Durante o evento, haverá palestra do Frei Betto, que abordará o “Papel do Poder Público e das Instituições do Terceiro Setor na parceria social com foco na inclusão social e desenvolvimento sustentável”.
Participam do evento empresários e representantes das 51 instituições subvencionadas pela prefeitura, que por ano repassa cerca de R$ 20 milhões às entidades. Segundo o presidente do Fumdec, Jorge Siqueira, a campanha surgiu da necessidade de informar e valorizar o trabalho realizado pelas instituições. “As instituições têm um trabalho relevante com a comunidade, com atividades sociais e assistenciais, que precisam de um acompanhamento efetivo”, explica o presidente do Fumdec.
Após o lançamento da campanha, o trabalho junto às instituições prosseguirá na área de planejamento, avaliação e marketing social. A proposta é otimizar e qualificar os serviços oferecidos por essas instituições. “Qualificadas, elas estarão mais aptas para se auto-avaliarem e captar recursos”, ressalta Jorge Siqueira.
As 51 instituições subvencionadas pela prefeitura contarão com o apoio do Fumdec na qualificação. “O Fumdec vai buscar parceria com instituições públicas e privadas, onde serão colocados especialistas para desenvolver o trabalho de qualificação“, frisa o presidente do Fumdec.
O Fumdec quer formar uma rede entre as instituições para otimizar seus serviços. “Isso irá obedecer aos anseios das instituições”, esclarece. De acordo com o presidente do Fumdec, a parceria social é uma das soluções para o agravamento dos problemas sociais que vem surgindo. “Acreditamos que a agenda política deve ser pautada na parceria entre o governo, a sociedade civil organizada e as empresas”, propõem.
O Fumdec tem atuado em campos, onde é visível a falta de acompanhamento. “Esperamos que através da campanha ‘Parceiro Social’ haja uma maximização dos resultados, que só quando existe uma integração nas diversas áreas”, acredita o presidente do Fumdec.