logo

Prefeitura de Macaé participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro

28/10/2025 19:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Prefeito enfatiza importância de Macaé na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, reforçando o papel estratégico do município no desenvolvimento energético do país

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, participou nesta terça-feira (28) da abertura e programação da Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, evento que reúne as principais empresas e especialistas do setor de petróleo, gás e energia para discutir inovações e tendências da indústria offshore.

Durante a conferência, realizada na Expo Rio Cidade Nova, no Rio de Janeiro, o prefeito destacou a importância da presença de Macaé no evento, reforçando o papel estratégico do município no desenvolvimento energético do país. “É incrível ver como o Brasil está avançando — e mais ainda ver Macaé presente nesse cenário, mostrando toda a força da nossa cidade”, afirmou Welberth. O encontro reúne representantes do setor público e privado para debater soluções tecnológicas e sustentáveis voltadas à exploração offshore.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, o prefeito participou de uma reunião com a presidente da Equinor Brasil, Verônica Coelho. A Equinor é uma empresa internacional de energia com sede na Noruega e presente no Brasil há mais de duas décadas e em Macaé, desenvolve o Projeto Raia, um investimento de cerca de US$ 9 bilhões para a produção de cerca de 16 milhões de metros cúbicos de gás no megacampo B-MC-33. "O Projeto Raia representa um investimento de cerca de US$ 9 bilhões na Bacia de Campos. Um marco em inovação e tecnologia no setor energético, que reforça Macaé como polo estratégico e traz desenvolvimento sustentável e novas oportunidades para a nossa cidade", comentou o prefeito.

Durante a visita aos estandes da Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve no espaço da Petrobras, onde apresentou ao prefeito de Macapá (AP), Dr. Furlan, o funcionamento do processo de extração de petróleo e os impactos dessa atividade. Rezende ressaltou a relevância de Macaé no contexto da indústria offshore e a importância de trocar experiências sobre gestão e desenvolvimento entre municípios que atuam no setor energético.


Raia: um dos maiores projetos de gás natural do Brasil

O projeto Raia está localizado na Bacia de Campos e é operado pela Equinor (35%), em parceria com a Repsol Sinopec (35%) e a Petrobras (30%).

Segundo a Equinor, o conceito de desenvolvimento de Raia é inovador no Brasil e se baseia na produção por poços conectados a um FPSO capaz de tratar o óleo/condensado e especificar o gás produzido. O gás especificado para venda será descarregado por meio de um gasoduto offshore de 200 km, saindo do FPSO em direção a Cabiúnas. Os líquidos serão descarregados por meio de navios aliviadores.

Esta é a primeira vez no Brasil que o gás será especificado offshore e entregue diretamente ao sistema de transmissão sem a necessidade de uma planta de processamento onshore, devido à qualidade dos hidrocarbonetos que serão produzidos no campo.

Maior evento offshore do país conecta petróleo, gás e energias renováveis no Rio de Janeiro

A OTC Brasil, organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e pela Offshore Technology Conference (OTC), vai até o dia 30 e terá 150 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 200 expositores, dezenas de sessões técnicas e arenas temáticas, sendo o maior espaço de networking técnico e executivo da indústria offshore no Brasil.

De acordo com o IBP, a programação de 2025 mostra o momento de transformação da indústria, sob o tema “The Future of Deepwater Technologies: Connecting Oil & Gas and Renewables”, que conecta a expertise brasileira em águas profundas à transição energética global. Estão sendo promovidos painéis e plenárias com executivos de empresas como Petrobras, Shell, Total Energies, Equinor, Chevron, SLB, Halliburton, TechnipFMC, BW Energy, Brava Energia, TBG e Prio.

Entre os destaques estão as sessões “Exploring the Equatorial Margin”, “Women at the Forefront of Energy Innovation”, “CCUS and Initiatives to Reach Net Zero”, e “Digitalization in Offshore Operations: The Role of AI in Tackling Industry's Biggest Challenges”, além das conferências sobre eólica offshore e monetização de gás natural na América do Sul.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Roberto Ardenghy, presidente do IBP; Maiza Pimenta Goulart, Chair da OTC Brasil 2025; Artur Watt, diretor geral da ANP, Magda Chambriard, presidente da Petrobras; Patrick Brunnings - Ministro do Suriname; José Alexandre Barroso, Secretário de Petróleo e Gás de Angola; Carlos Mastrangelo, representante do board OTC; Clécio Luis, Governador do Amapá.


Fotos Relacionadas