Para o melhor atendimento à população, a prefeitura de Macaé poderá adotar ônibus articulados da Mercedes-Benz no sistema de transporte integrado, a exemplo da capital de São Paulo, de Campinas, interior do estado, onde foi implantado há 15 dias, e Curitiba (PR), com adaptações às necessidades dos usuários e às características do município. O modelo de três portas também poderá ser adotado.
Acompanhado de representantes da Macaense, de engenheiros e técnicos da Mercedes e da equipe de vendas de uma concessionária de Campos, o presidente da Macaé Trânsito e Transporte – Mactran, Fernando Magalhães, assistiu aos vídeos demonstrativos da concepção, produção e operação dos modelos nos sistemas integrados das cidades citadas.
O presidente da autarquia ouviu explicações e sugestões de Moacir Voltolim, representante de vendas de ônibus para o Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo, quanto à funcionalidade das rodoviárias modernas, que devem estar preparadas para receber ônibus maiores, com tecnologias cada vez mais avançadas, para atender a crescentes demandas de passageiros.
Em seguida, os visitantes conheceram os itinerários do novo sistema de transportes do município, para verificar se as ruas e terminais comportam esse tipo de transporte. Segundo Fernando Magalhães, a movimentação do ônibus articulado (18m de comprimento e 2,5 m de largura) nas ruas foi aprovada. O acesso ao terminal central vai exigir pequena obra de alargamento do portão, para facilitar a manobra.
Em 15 dias, o verdadeiro papa-filas estará trafegando em fase experimental. Além do articulado, a população deverá contar com o modelo de três portas (uma em cada extremidade e uma larga no centro), de 12, 50 m de comprimento, alguns com rampa na porta central, para embarque e desembarque de pessoas com deficiência.