logo

Prefeitura debate propostas sobre Políticas Culturais no município

21/11/2011 17:14:00 - Jornalista: Eloísa Seady e Andréa Pessanha

Com o tema “Planejando as Políticas Culturais do município”, foi realizado na última sexta-feira (18), o Seminário Municipal de Cultura, promovido pela Prefeitura através da Fundação Macaé de Cultura, no Paço Municipal. O evento contou com a participação do Coordenador de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Reginaldo Magalhães. Ficou acordado que no próximo dia 15 de dezembro haverá um Fórum para que sejam discutidas as sugestões enviadas ao site www.macaecultura.com.br.

Na ocasião, foi explanado pelo Coordenador de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Reginaldo Magalhães, sobre a importância de se instituir no município o Conselho, Funsobredo e o Plano Municipal de Cultura, para se integrar ao Sistema Nacional de Cultura e pleitear destinação de verba do Fundo Nacional de Cultura para o município.

Na segunda parte dos trabalhos foi debatido as diretrizes para a pré elaboração do Plano, do Fundo e do Conselho Municipal de Cultura, tendo como base um esboço elaborado pela Fundação de Cultura, explanado pela procuradora da instituição, Maria Auxiliadora.

- Temos que pensar na profissionalização dos agentes culturais, para que a cultura se torne auto sustentável para a classe, salientou acrescentando ainda que o importante é a unificação de todos os grupos, deixando as vaidades de lado em prol da cultura do município. Precisamos respeitar a diversidade cultural, numa convivência harmoniosa, e o respeito é fundamental, avaliou a procuradora.

Satisfeita com o resultado do seminário, a presidente da Fundação de Cultura, Sheila Polly, salientou sobre os debates realizados ao longo do dia. “Hoje demos o primeiro passo, saímos daqui com o compromisso de estudarmos as propostas apresentadas pelos presentes e no próximo encontro concluirmos o Sistema de Cultura que Macaé merece“, finalizou.

Participaram também do seminário autoridades da sociedade civil organizada, agentes e produtores culturais, além de artistas.