A Prefeitura de Macaé, em parceria com todas as secretarias, promoverá na terça-feira (27), Dia do Idoso, na Praça Veríssimo de Mello, das 8h às 17 horas, ações direcionadas aos idosos. Tendo em vista que o foco principal será a nova proposta evidenciando a saúde na terceira idade, o tema do evento será a Osteoporose, doença que faz com que os ossos fiquem frágeis, quebrando-se com mais facilidade.
Além das tendas que prestarão diversos tipos de atendimento, será montado um local especialmente para Ouvidoria, onde os idosos poderão reivindicar e propor ações ao governo, como obras nas calçadas, obrigatoriedade do passe livre em ônibus. “Apesar da Lei que beneficia o idoso com gratuidade nos coletivos, muitos motoristas não a respeitam, deixando-nos nos pontos. Principalmente quando tem um idoso sozinho”, explicou João Batista, que vem enfrentando esse tipo de dificuldade.
O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Atendimento Integral ao Idoso (Paisi), em parceria com outras secretarias. O Paisi é desenvolvido desde abril de 2002, sob coordenação da secretaria municipal de Saúde.
O Programa faz parte da preparação dos profissionais de saúde como parte da formação de médicos para o atendimento na rede básica de saúde, tendo incorporado outros profissionais ao longo do tempo. Atualmente, a instituição já tem mais de mil idosos inseridos. Funciona na sede do antigo Núcleo de Saúde Mental, na rua Dr° Bueno - 190 – próximo ao Pronto Socorro Municipal.
De acordo com a gerente do Programa, Analúcia Rodrigues Jardim, o Paisi tem como objetivo oferecer assistência especializada e diferenciada às pessoas com 60 anos ou mais, através de uma equipe multidisciplinar. “Pretendemos com isso, diminuir as internações hospitalares, asilamentos e atendimentos desnecessários nas emergenciais”, explica.
Além da assistência especializada, no programa existe toda estruturação de serviços que prestam assistência integral ao cidadão idoso, articulando ações e serviços em diferentes níveis de complexidade de assistência de acordo com as necessidades específicas de saúde de cada caso, garantindo melhores condições de saúde e maior grau de autonomia possível.
No Paisi o atendimento é ambulatorial, através de uma equipe composta de geriatras, assistente social, enfermeira, fonoaudióloga, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e odontólogos; tendo como proposta a atenção interdisciplinar para a prestação de assistência integral ao idoso. Durante o atendimento é feito interrogatório clínico, sócio-econômico e cognitivo, além de exames físicos, verificação do ambiente e da relação familiar.
A equipe multidisciplinar realiza também palestras com a finalidade de promoção de saúde e prevenção de doenças, visando ao envelhecimento saudável. Presta ainda apoio às instituições asilares do município, através de seus profissionais. “De forma indireta, esperamos reduzir a mortalidade, as complicações e seqüelas das principais doenças que acometem os idosos e do número de hospitalizações. Paralelamente, haverá aumento da qualidade de vida do idoso acamado ou impossibilitado de locomoção e do atendimento às suas necessidades no ambiente familiar”, disse Analúcia.
Os atendimentos são realizados durante a semana, através de consultas, que podem ser marcadas pelo telefone (22) 2759-9504, ou pessoalmente, basta levar na primeira consulta, documento de identidade. São feitas em média de 1.300 atendimentos por mês. Também atende solicitações de familiares dos idosos residentes na região serrana.
O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso prioriza aqueles com dificuldade de locomoção, como inválidos, semi-inválidos, terminais e/ou que vivam sós. O atendimento pode ser feito para todas as patologias, mas procura-se primeiro incorporar os pacientes já conhecidos e àqueles com maior grau de risco.