logo

Prefeitura detalha sistema de bilhetagem eletrônica na Câmara Municipal

15/08/2007 17:09:27 - Jornalista: Catarina Brust

A convite da Câmara Municipal, o presidente da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), coronel Lúcio Aracati, esclareceu aos vereadores detalhes do sistema de bilhetagem eletrônica que será implantado no transporte coletivo do município. Na sessão desta quarta-feira (15), foram abordados vários itens da Lei da Bilhetagem Eletrônica que tramita no Legislativo. A implantação do sistema visa encurtar o tempo de permanência dos usuários nos terminais que integram o Sistema de Transporte Municipal e facilitar o embarque de passageiros nos pontos de ônibus.

Hoje, o tempo de permanência dos passageiros nos terminais instalados na cidade é de oito minutos. Quando for implantado o sistema de bilhetagem eletrônica, o usuário poderá comprar o bilhete no comércio da cidade. A intenção é que cada bilhete tenha de 10 a 20 créditos, correspondendo cada crédito ao valor da passagem. Ou seja, se o cartão tiver 10 créditos, terá o valor de R$ 17. Para incentivar o interesse do comércio, as operadoras do transporte coletivo venderão os bilhetes com deságio de 4% a 6%.

O usuário não terá mais a obrigação de entrar no terminal para garantir o pagamento de uma passagem só. “Depois que a pessoa pega o primeiro ônibus, ela terá de 40 minutos à uma hora para entrar em qualquer ônibus fora dos terminais, pagando só uma passagem. O sistema de bilhetagem eletrônica funcionará on-line conectado à Mactran. Quando o bilhete for passado no ônibus saberemos qual linha é, horário, entre outros. Isso possibilitará o monitoramento das linhas que têm mais acúmulo de passageiros, visando melhoria e uma radiografia do sistema de transporte coletivo”, observou o presidente da Mactran.

O contrato assinado entre a prefeitura de Macaé e a empresa de ônibus Macaense – que opera as linhas de ônibus urbanos correspondentes aos Lotes 1 e 2 do Sistema Integrado de Transporte – prevê a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica.

A partir das medidas emergenciais determinadas pelo prefeito Riverton Mussi para melhorar o sistema de transporte coletivo, foram adotadas mudanças em três linhas urbanas. Desde a última segunda-feira (13), a linha T-21, Parque de Tubos - Fábio Franco - Terminal Central, passou a ter um prolongamento até a Barra nos horários de pico. Nestes horários, o ônibus segue até o Terminal Central normalmente e de lá, sai vazio até o Terminal da Barra, onde contorna e volta para o Centro, pegando os passageiros ao longo do trecho.

A linha T-11, Lagomar – Parque de Tubos, opera agora com ônibus de seis em seis minutos, com mais nove veículos. A T-13, Lagomar – Parque de Tubos via Linha Azul ganhou mais quatro horários, a partir das 5h50.

- Com essas medidas e outras que serão adotadas, já sentimos uma melhora no sistema. A partir da implantação da bilhetagem eletrônica, acreditamos que o tempo operacional também será reduzido, oferecendo maior rapidez aos passageiros nos terminais - completou o coronel Lúcio Aracati.

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Cardoso, e a maioria dos vereadores presentes à sessão, acordaram que um plano de divulgação deverá ser traçado para informar a população sobre o sistema de bilhetagem eletrônica.

- Cabe à Câmara Municipal dar o alerta da necessidade de divulgação do novo sistema de bilhetagem eletrônica que será implantado no município. Deverá ser traçado um plano de comunicação para ser amplamente divulgado ao usuário - disse o presidente do Legislativo.

Melhorias nas estradas e vias - A prefeitura de Macaé também está ampliando o arco viário do município que ligará diversas regiões da cidade, com o objetivo de melhorar o trânsito e facilitar o fluxo de veículos. O governo municipal investe mais de R$ 56 milhões na abertura de estradas e urbanização de vias. A Estrada Melquíades Ribeiro de Almeida, recebe obras de drenagem e pavimentação num trecho de 1.140 metros. Na Linha Verde, a prefeitura recupera a pavimentação e realiza a drenagem da via; a Estrada do Tatu está sendo construída e urbanizada.

A Avenida Cancela Preta está sendo urbanizada, além de diversos logradouros. Outra obra importante para o município é a Avenida Industrial, ligando o bairro da Ajuda ao entroncamento das RJ 106 e Linha Azul, que está com mais de 50% das intervenções em fase final.