Foto: Guga Malheiros
A reunião aconteceu nesta quinta-feira (4)
Importante medida de proteção e promoção do aleitamento materno, a Prefeitura de Macaé discute implantação do primeiro Banco de Leite Humano na cidade. A ação contará com a parceria da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que dará consultoria em todas as fases do projeto. Nesta quinta-feira (04) foi realizado o primeiro encontro para traçar detalhes da implementação do trabalho.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, ressaltou que a iniciativa é o resgate de uma antiga idealização do pediatra Newton José, que coordenará o projeto. “O prefeito, Dr. Aluizio, e nós, reconhecemos o valor de um Banco de Leite Humano para nossa cidade, principalmente para as mães e crianças que nascem prematuramente”, disse, acrescentando que a ideia é capacitar toda rede de saúde para uma atuação de forma articulada.
O Banco de Leite Humano servirá como importante suporte para as crianças internadas na UTI Neonatal, o que facilita uma recuperação e desenvolvimento do bebê que apresenta baixo peso.
O coordenador do projeto, o pediatra Newton José, frisou também a importância do Banco de Leite Humano, que é um antigo sonho. “A intenção é trazer benefícios para a saúde e qualidade de vida das crianças do município e incentivar o aleitamento materno”, observou.
O chefe do Banco de Leite do Hospital Fernandes Figueira da Fiocruz, Franz Reis Novak, e sua equipe, darão consultoria técnica para execução do projeto. “O objetivo é reforçar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento. O Banco de Leite Humano poderá ser útil para toda comunidade, pois o contará com a doação de leite humano pelas nutrizes do município”, falou.
Ele pontuou, ainda, que 100% das mulheres que estão amamentando podem ser doadoras e a ação também funciona como uma terapia ligada à solidariedade. “O leite materno é considerado uma rica fonte de energia e proteção para as crianças”, explicou Franz Reis.
Também participaram da reunião a subsecretária de Saúde, Sônia Mussi; o pediatra Maurício Zampieri; a neonatologista Naly Soares; a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Márcia Agostinho; e a gerente administrativa, Laís Soares Almeida.