Prefeitura discute VLT com secretaria de Estado de Transportes

07/02/2011 10:37:18 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Protótipo do proheto já foi apresentado à comunidade

A implantação do transporte de passageiros por sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) avança com reuniões entre a secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a equipe Técnica Municipal do Planejando Macaé, programa da secretaria de Governo, e representantes da Secretaria de Estado de Transporte (Setrans). O grupo se reuniu, na semana passada, na sede da Sentrans, no Rio, com a finalidade de integrar informações sobre todo o projeto e definir as demandas necessárias ao o início das intervenções que a prefeitura de Macaé fará para a implantação do VLT.

A equipe de consultoria do arquiteto Jaime Lerner, contratada pela prefeitura para a implantação do Planejando Macaé, também já apresentou propostas ao projeto a partir de diagnóstico detalhado da demanda do município.

O secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira; o coordenador técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior; o gerente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Jorge Britto; a arquiteta e urbanista da Secretaria de Habitação, Paula Guedes; o coordenador de Planejamento de Transporte da Setrans, Heraldo Mendes; o diretor adjunto de engenharia da Setrans, Marcelo Nery; o representante da fábrica Bom Sinal, Fernando Araújo; e a Comissão de Implantação do Veículo Leve sobre Trilho – Metrô Macaé - participaram da reunião.

Jorjão Siqueira frisou a importância do novo sistema de transporte de passageiros para a cidade. O VLT também está incluído num dos cinco projetos iniciais do Planejando Macaé, já que é apontado como estratégico para o município. O objetivo do projeto Planejando Macaé é promover o desenvolvimento humanizado a partir de um planejamento urbano sustentável, levando em conta os desafios do crescimento dinâmico da cidade. A meta é promover um novo ordenamento para o espaço urbano, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e numa cidade mais humanizada, corrigindo situações do dia a dia.

- Estamos entregando todo o projeto de implantação do VLT para que a Setrans avalie e aponte demandas necessárias para o início das intervenções que o município terá que fazer. Também apresentamos as propostas apontadas pelo programa Planejando Macaé, a partir de diagnóstico das necessidades da cidade. Essas demandas que a Setrans vai apontar são aspectos técnicos, chamados Termos de Referência, que incluem sinalização semafórica, plataformas de acesso, entre outras. A partir deste check list poderemos estabelecer o cronograma de implantação do VLT, explicou Jorjão Siqueira.

A Secretaria de Estado de Transporte entende a dinâmica diferenciada de crescimento que a cidade de Macaé tem e avaliará as demandas que serão contempladas a partir daí. A equipe de consultoria do arquiteto Jaime Lerner, que avalia a mobilidade urbana do município, já apresentou propostas para o VLT em reunião anterior com a equipe da Setrans.

- Vamos avaliar o projeto, apontando os Termos de Referência necessários para implantar o VLT. Estaremos fazendo a revisão do projeto, onde estão incluídas as propostas do Planejando Macaé, elaboradas pela equipe de consultoria do arquiteto Jaime Lerner. O resultado deverá ser entregue em 30 dias, explicou Marcelo Nery.

Paulo Patrocínio Júnior destacou a preocupação do município em integrar todas as equipes de trabalho que participam dos projetos, chamados intervenções urbanas, que estão sendo desenvolvidas e serão implantadas pelo Planejando Macaé.

- O Planejando Macaé avalia o dinamismo da cidade, a partir de aspectos econômicos, sociais e culturais do município, apontando propostas que vão refletir num desenvolvimento humanizado, a partir de um planejamento urbano sustentável. A partir das demandas necessárias que serão apontadas pela Setrans, os projetos das estações de integração e paradas do VLT serão desenvolvidos por uma equipe de arquitetos do município junto ao Planejando Macaé, com a supervisão do escritório do urbanista Jaime Lerner, pontuou o coordenador Técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé.