Foto: Divulgação
Espaço cedido pela prefeitura garante as atividades dos escoteiros
Um final de semana de muito trabalho e alegria. Assim foi o sábado (2) e o domingo (3) dos jovens e voluntários do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, que realizaram a mudança para o espaço cedido pela Prefeitura de Macaé para funcionar provisoriamente de sede da instituição.
O container adaptado como escritório foi instalado no Centro de Convivência do Idoso e funcionará como base para as atividades dos Escoteiros do Mar no bairro da Ajuda. De acordo com a diretoria da instituição, ele não prejudica nem as reuniões escoteiras e nem o funcionamento da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Laura Sueli de Campos Bacelar, que também está funcionando provisoriamente no mesmo local.
O pedido de apoio às atividades dos Escoteiros do Mar aconteceu na última semana, quando o prefeito Dr. Aluízio recebeu em seu gabinete a diretoria do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé e representante da União dos Escoteiros do Brasil no interior do estado para uma reunião.
- O prefeito Dr. Aluízio reconhece a importância do trabalho dos escoteiros. Por isso atendemos ao pedido da diretoria e dos responsáveis pelos jovens do projeto e disponibilizamos esse espaço provisório, para que eles possam guardar seu material e realizar as atividades - explicou o Coordenador Extraordinário de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Macaé, Flávio Isquierdo.
Atualmente os escoteiros do mar são reconhecidos como de utilidade pública municipal e contam com o apoio da Prefeitura de Macaé, através da subsecretaria do Idoso e do Cemeaes, da Marinha do Brasil, do Iate Clube de Macaé e do Governo Estadual para realizarem atividades de cunho socioambiental, como auxilio na prevenção à dengue, participação nos mutirões nas escolas, campanhas de apoio a desabrigados e ações de conscientização à preservação do meio ambiente, como limpeza de praias e rios. “Acabamos de completar dez anos de atividades, ajudando na formação dos jovens. Esse apoio da Prefeitura de Macaé será fundamental para termos ainda mais tranquilidade para poder praticar um escotismo de qualidade para todos”, destacou o diretor dos Escoteiros do Mar de Macaé, Lucas Franco.
Dia Nacional dos Escoteiros
Nesta segunda-feira (4), os escoteiros de todo o Brasil comemoram o Dia Nacional dos Escoteiros. A data marca a fundação da União dos Escoteiros do Brasil, instituição responsável pela administração e orientação da prática do escotismo em todo o país.
O Movimento Escoteiro é dividido de acordo com a faixa etária dos jovens, sendo que, para a participação dos adultos voluntários não existe idade limite. Além disso, mesmo sem experiência anterior, todos podem participar. Lobinhos (as): entre 7 e 11 anos; escoteiros (as): entre 11 e 15 anos; sêniores (guias): entre 15 e 18 anos; pioneiros(as): entre 18 e 21 anos. Em Macaé os interessados em serem escoteiros podem procurar uma das três unidades instaladas no município.