logo

Prefeitura distribui panfletos sobre prevenção no trânsito

20/12/2007 15:04:40 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A prefeitura, por meio da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), está distribuindo panfletos pelos sinais de trânsito de toda a cidade, e nesta quinta-feira (20) iniciou sua campanha no calçadão da Rui Barbosa. Os panfletos falam sobre a campanha “Prenda-se à vida”. Objetivo principal é diminuir os acidentes de trânsito por impunidade e consumo excessivo de álcool. Durante a campanha, acontece a distribuição de folhetos informativos sobre o Macaé Card.

A chefe da seção de campanha educativa no trânsito da Mactran, Josiana Marques Wilme, afirma que a distribuição de panfletos também ocorre em outros pontos. “Além dos sinais de trânsito e do calçadão, vamos distribuir nas praias e nos bairros, como Cajueiros e Visconde de Araújo. Esta campanha está dividida em três etapas: a primeira agora, nas festividades do final de ano, e durante o Fest Verão e no Carnaval”, explicou Josiana.

A campanha “Prenda-se à vida”, sobre o trânsito responsável, mostra como o motociclista, o pedestre e o motorista devem agir. No panfleto pode se ver, entre outros, os seguintes alertas: “A faixa de pedestres é a garantia de sua segurança. Atravesse sempre em cima da faixa”; “O cansaço ao volante provoca acidentes. Procure viajar depois de uma noite bem dormida. O cansaço causa sonolência e os efeitos são tão graves quanto os da bebida”. No folheto há uma lista com telefones úteis da cidade, como o do Corpo de Bombeiros e do Pronto Socorro Hospital, no caso de acidente.

A outra distribuição é feita para informar sobre o Macaé Card, seu funcionamento, onde adquiri-lo e a agilidade na hora do pagamento da passagem. A implantação da bilhetagem eletrônica tem como objetivo dar mais agilidade ao sistema de transporte do município, encurtando o tempo de permanência dos usuários nos terminais e facilitando o embarque nos pontos de ônibus. Com o cartão da bilhetagem eletrônica, o passageiro não precisa entrar nos terminais. Estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais terão seu próprio cartão, fornecido pela prefeitura. A bilhetagem deve entrar em funcuinamento a partir de janeiro.