Foto: Assessoria Mobilidade Urbana
Dos 2.584 formulários preenchidos pela população, 76,74% possui o Cartão Macaé
A Consulta Pública do transporte público, realizada entre os dias 14 e 20 de fevereiro, registrou 2.584 formulários preenchidos de forma presencial, na Secretaria de Mobilidade Urbana, e online aqui no site da Prefeitura de Macaé. A maioria, 76,74% possui o Cartão Macaé que dá direito à passagem a R$1,00, sem limite de uso no transporte coletivo urbano. O objetivo foi ouvir a população com sugestões e críticas que irão embasar o projeto base da nova licitação da concessão do transporte, que foi antecipada pelo governo municipal, mesmo só vencendo em 2025.
O relatório da avaliação, que está disponível aqui no site da prefeitura, apontou que 24,88% aprovam o serviço de transporte, enquanto 73,10% reprovam. A maioria, 69,12% utiliza os ônibus para se locomover para o trabalho. O total de tempo de percurso dos itinerários é considerado positivo por 52,55% e negativo por 47,45%.
“Tivemos uma grande participação da população, que contribuiu para que possamos fazer um projeto base da nova concessão que atenda da melhor forma a demanda do município. Sabemos que conseguimos avançar em alguns pontos, com aumento das fiscalizações junto à concessionária e ampliação da frota, além da readequação de itinerários, mas ainda não temos um serviço de qualidade. Até outubro registramos uma melhoria, mas, depois disso, a empresa recuou na manutenção dos serviços, quando tivemos vários veículos apresentando falha mecânica e de conservação. Em decorrência desses fatos, estamos buscando antecipar a nova concessão”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
O intervalo dos ônibus e o cumprimento dos horários foram apontados pela população como os problemas principais, seguidos por conforto e higiene dos veículos e acesso às informações sobre linhas e horários.