A Prefeitura vai doar uma área de aproximadamente cinco mil metros quadrados ao Governo do Estado para construção de uma nova escola de Ensino Médio no Lagomar. O terreno foi visitado por uma comitiva formada por representantes do município e do estado, na tarde de terça-feira (7). O bairro é o mais populoso de Macaé e a construção da unidade de ensino estadual visa atender a demanda de jovens em idade escolar residentes na localidade, ampliando e garantindo o acesso desses alunos não só ao Ensino Fundamental oferecido pelo município, mas também ao Ensino Médio, oferecido pelo estado.
- O Lagomar é uma das áreas que mais crescem em Macaé e a demanda por escolas é grande, já que muitos não têm possibilidade de se deslocar a outros bairros para estudar, o que acaba fazendo com que desistam. A escola estadual mais próxima e que oferece o Ensino Médio fica no Parque Aeroporto, a Jornalista Álvaro Bastos. E, sabendo da necessidade de implantação de mais uma unidade escolar, firmamos o compromisso com o estado de doar este espaço para a construção, disse o secretário de Educação, Guto Garcia, que, em setembro de 2011, visitou o espaço com técnicos de Patrimônio Imobiliário do Estado, para análise.
De acordo com Guto, os técnicos ficaram satisfeitos com a visita. “Durante nossa reunião, no Rio de Janeiro, consegui negociar com o estado a construção de uma nova escola, de ensino médio, no Lagomar, em regime de urgência, par atender à demanda crescente da região. Em troca, ficou acordado que o município doaria um terreno para a nova unidade”.
O projeto da escola de Ensino Médio na Avenida W-18, visa à construção de 20 salas de aula, laboratórios, auditório, quadra coberta e refeitório, que é o padrão hoje das escolas do estado para abrigar cerca de 2400 alunos dos bairros Lagomar, Engenho da Praia, Barreto e adjacências. A escola será totalmente equipada e climatizada. A obra tem previsão de duração de 180 dias, sendo possível que esteja funcionando já no início do ano de 2013:
– A Prefeitura de Macaé nos auxiliou desde o ano passado, cedendo este terreno em uma área populosa, em que precisamos de uma escola de Ensino Médio, já que a mais próxima fica no Aeroporto, que é um bairro relativamente distante. Já temos um orçamento reservado para esta obra e estamos adiantando este processo de licitação e contratação. A Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (EmopI) está nos auxiliando, junto com a Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, para termos dados técnicos do terreno e toda a infraestrutura básica do local, como rede de esgoto, água e luz elétrica, para iniciarmos um projeto a ser aprovado, orçado e licitado. É uma obra que vai durar seis meses e esperamos passar por todo este procedimento para iniciar esta obra e, ao final de2012 e início de 2013, já fazer a matrícula dos alunos, afirmou Carlos Alexandre Lima Nogueira, diretor da área imobiliária da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc)
Além deste projeto, a segunda unidade escolar voltada para o Ensino Fundamental do bairro Lagomar está com as obras em ritmo acelerado. O diferencial do espaço é a construção em módulos, interligados por passarelas cobertas, privilegiando a iluminação e ventilação natural, com o uso de pátios internos e áreas de convívio abertas. Localizada na Rua W-5, a escola abrigará oito blocos no total, onde serão instaladas 12 salas de aula no térreo, com estrutura para construção de mais 12 em um segundo andar, sala de artes e atividades, laboratório de informática, biblioteca, auditório, refeitório, banheiros, prédio da diretoria e sala de professores, além de uma quadra poliesportiva e vestiários.
- Este será um modelo de unidade escolar voltada para atender prioritariamente as necessidades do bairro, que cresce consideravelmente no município. Acreditamos que esta escola atenderá todas as expectativas dos moradores do Lagomar, finalizou o secretário.