Com o pensamento no ano que se inicia, o prefeito Riverton Mussi, juntamente com a presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca, Mariana Machado, começam a desenvolver os trabalhos para 2008. Fomentar o desenvolvimento rural, e dar continuidade aos projetos de apoio ao pequeno e médio produtor são algumas das inúmeras medidas do governo municipal.
Sucesso nos últimos anos, o projeto Patrulha Mecanizada terá maiores incentivos em 2008. O projeto - que oferece condições de plantio ao produtor rural com equipamentos agrícolas, orientação técnica e, em alguns casos, insumos - terá atenção ainda maior. Além disso, a idéia de reverter uma parte da colheita para instituições de apoio social da região continuará.
– Nossa meta para 2008 é aumentar o atendimento ao pequeno e médio produtor que tenham intuito de fortalecer essa parceria com o governo municipal. Nosso papel é oferecer condições de trabalho a essas pessoas – afirmou a presidente da Agrape, Mariana Machado.
Contemplado na peça orçamentária para este ano, o projeto da Agrape em parceria com as secretarias de Saúde (Semusa) e de Trabalho e Renda (Semtre), de geração de oportunidade para integrantes da Associação de Parentes e Amigos da Saúde Mental (Aspas) permanecerá. Alunos têm aulas práticas realizadas no Horto Municipal de produção de plantas medicinais ministradas por agrônomos. Os ensinamentos auxiliam a renda dos aprendizes que comercializam os produtos na Feira de Integração Social, toda sexta-feira, na Nova Aurora.
Dar continuidade ao ambulatório veterinário a pequenos e grandes animais e promover assistência técnica veterinária ao produtor rural também são objetivos da Agrape e da prefeitura de Macaé. No último ano, a Fundação participou da campanha anti-rábica em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Semusa, imunizando cerca de 20.842 animais.
A pesca também receberá atenção especial da prefeitura municipal e da Agrape. Promover o desenvolvimento da pesca e administrar o Mercado de Peixes, o Cais e a Estação de Rádio Costeira são metas para 2008. Atualmente, o Mercado de Peixes recebe serviços de limpeza e organização do espaço gratuitamente.
– Atender a comunidade pesqueira do município é um ideal do prefeito Riverton Mussi e da Agrape. A prefeitura valoriza essa mão-de-obra tão importante para a economia macaense – disse Mariana.
Além disso, a Agrape, que administra o Horto Municipal, espera ampliar a produção de mudas e conseqüentemente o plantio, especialmente na região serrana. Segundo a assessoria da Fundação, nos últimos dois anos mais de três mil mudas foram plantadas. O trabalho desenvolvido com a população busca no reflorestamento conscientizar a comunidade para a importância da sustentabilidade ambiental.