A prefeitura de Macaé e a Capitania dos Portos discutiram em reunião, na tarde desta quarta-feira (16), na sede da instituição, a realização do 1º Curso de Pescador Profissional. A parceria tem a finalidade de qualificar os pescadores e beneficiará, inicialmente, cerca de 50 profissionais. O curso, dividido em dois módulos com três meses de duração, tem data de início prevista para julho.
Os pescadores que queiram participar devem ser maiores de 18 anos e ter o ensino fundamental completo. A secretaria Executiva de Pesca fará o cadastramento dos interessados. A Capitania dos Portos ficará responsável pelos professores. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado e carteira de pescador profissional.
Estiveram no encontro com o comandante da Delegacia em Macaé da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro da Marinha do Brasil, Luís Antônio Anídio, os secretários de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz e de Pesca, José Carlos Bento.
– A reunião foi proveitosa no sentido de visualizarmos mais uma ação de qualificação dos nossos profissionais. Além disso, a parceria com a Marinha, uma instituição que trabalha dentro de uma conformidade legal, nos dá garantia de segurança e eficiência do curso – disse Jorge Aziz.
Na ocasião, o comandante da Capitania dos Portos anunciou a iniciativa da Marinha de realizar o curso de formação dos pescadores profissionais em parceria com o governo municipal.
– Buscamos realizar cursos anualmente e, desta vez, surgiu o interesse mútuo da Capitania e da prefeitura de Macaé. Os participantes terão três meses de aula, envolvendo atividades práticas e teóricas no que tange a qualificação dos pescadores. A formação desses alunos trará maiores perspectivas de atuação – afirmou Anídio.
Para o secretário de Pesca, Antônio Carlos Bento, a parceria envolvendo poder público municipal e Marinha só trará benefícios. “A prefeitura está empenhada em desenvolver trabalhos que auxiliem a classe pesqueira. As conversas que avançam para a realização deste curso é apenas mais uma das ações promovidas. Esperamos que esta parceria se fortaleça e seja apenas o primeiro de muitos cursos”, declarou o secretário.