A parceria entre a prefeitura e o governo, através da Nova Cedae, para melhorar o abastecimento de água em Macaé, já está dando resultados. Começaram esta semana as obras de ampliação da rede de água da Nova Holanda, atendendo a uma solicitação dos moradores. Segundo o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, serão colocadas tubulações maiores na rede a partir do ramal existente na Rua Luiz Lírio, na Barra. As novas tubulações serão de 200 milímetros, duplicando a capacidade de abastecimento da Nova Holanda.
Logo após a instalação da nova rede, a prefeitura vai recuperar o calçamento e, conforme disse o prefeito Riverton Mussi em reunião na comunidade, iniciará o asfaltamento no bairro.
- A nova rede, a partir do tronco da Luiz Lírio, entra pela Rua Aurélio da Silva, na entrada do bairro e vai até a ponte da Nova Holanda. Seguindo daí, segue à direita para a Rua Medeiros, indo até o final desta rua, fazendo também a instalação das tubulações nas ruas transversais. Da Rua Medeiros, seguindo pelo Ciep da Nova Holanda, a nova rede volta para o tronco principal pela Aurélio da Silva. Assim, todo bairro estará abastecido com água, detalhou o secretário Tadeu Campos.
De acordo com o secretário, na parceria para esta obra, a Nova Cedae entra com parte da tubulação, logística e tecnologia e a prefeitura, com equipamentos que forem necessários, maquinários e parte da mão-de-obra. “Nessa parceria, a tecnologia e a logística ficam por conta da Cedae, que detém o know-how. A prefeitura entra com todo o suporte necessário para a realização da obra”, comentou.
Sobre a situação atual de abastecimento de água na Nova Holanda, o secretário disse que hoje só há uma tubulação central de 150 milímetros, o que não atende à demanda de água do bairro.
- Como em muitos outros locais da periferia, a Nova Holanda vem vivenciando há anos a carência de água, que só chega à rua principal. Para não ficar sem água, a população instalou mangueiras na rede existente. Agora, estamos colocando nova tubulação, com 200 milímetros, o que vai duplicar o abastecimento e a nova rede vai chegar a todas as transversais, concluiu o secretário Tadeu Campos.