Foto: Jaqueline Carvalho
Segunda turma de 30 alunos ganha certificado na noite desta terça-feira
Trinta profissionais que atuam na área da saúde pública em Macaé receberam, na noite desta terça-feira (18), certificado de conclusão do curso de Primeiros Socorros e, de reconhecimento, um broche de socorrista para ser preso ao vestuário. As aulas foram ministradas na segunda-feira (17) e na terça-feira pela Cruz Vermelha, referência em primeiros socorros e que segue as diretrizes do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros da Federação Internacional da Cruz Vermelha. Esta é a segunda turma de 30 integrantes no governo. Outras oito estão previstas.
O prefeito Welberth Rezende e o presidente da Cruz Vermelha em Macaé, Marcos Antônio, fizeram a entrega dos certificados no auditório do Centro de Estudos Manoel do Carmo Losada do Hospital Público Municipal (HPM). “É fundamental implantar protocolos de socorro de educação permanente em qualificação para melhoria do atendimento à população, e cada procedimento e segundo de ação de vocês podem salvar vidas”, comentou o prefeito, agradecendo a participação dos servidores públicos.
Welberth ressaltou a qualificação técnica da Cruz Vermelha em disponibilizar cursos de Primeiros Socorros para quem deseja saber quais procedimentos são adotados em situações de emergência que qualquer pessoa pode enfrentar no dia a dia. “A Cruz Vermelha ajuda nos momentos de pandemia, os profissionais são bons no que fazem e agradecemos o compromisso de sempre nos apoiar”, assinalou o prefeito.
A validade do curso em 192 países foi frisada pelo presidente da Cruz Vermelha em Macaé, Marcos Antônio. “Vamos continuar promovendo o curso com mais turmas, levando capacitação com conteúdo programático e metodologia de ensino”, indicou.
Motorista de ambulância que fez o curso presta serviço há 31 anos para população
O mais experiente da turma, Paulo Borba, acumula 31 anos de trabalho como motorista de ambulância. “Adorei aprender técnicas de socorro e conteúdo de fator de risco”, acentuou. Para o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, a parceria com a Cruz Vermelha contribui para a atuação feita pelo governo, com humanização e respeito.
A técnica de enfermagem Luciana Cordeiro, que atua na Bicuda, afirmou que gostou da instalação, dos instrutores e do conteúdo. “É muito importante saber intervir em situações críticas e dar uma resposta eficiente”, observou.
“Aproveito para parabenizar nossos médicos de todas as unidades de saúde, do HPM, do Hospital da Serra pelo Dia do Médico e a dedicação desta equipe que hoje conclui o curso”, citou Cruz, definindo que hoje os setores de alta e média complexidade, atenção básica e a Secretaria de Saúde são consolidadas em ter uma saúde plena e de qualidade.