Corte em asfalto e alargamento de canal são ações já realizadas, na Ajuda de Baixo, pela prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Obras, para auxiliar no escoamento das águas que invadiram o bairro, na tarde de terça-feira (13). Além dessas ações, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) está monitorando toda região atingida pelo alagamento, para agir com rapidez se as chuvas continuarem.
As ações estão sendo realizadas por funcionários e máquinas nas regiões da Ajuda de Baixo e Aterrado do Imburo para solucionar a questão do alagamento causado por abertura de comporta e rompimento de represa em propriedade localizada nas proximidades dos bairros da Ajuda e Aterrado do Imburo. Os moradores que foram desalojados de suas casas foram também atendidos, através de ações da secretaria de Promoção Social e Fundação de Ação Social.
Segundo informações do secretário de Obras, Tadeu Campos, a prefeitura, utilizando duas retroescavadeiras, já cortou o asfalto na pista principal de acesso às localidades, Avenida Hildebrando Barbosa, no Parque Aeroporto, para possibilitar o escoamento das águas para o Canal Macaé/Campos. Com o corte na pista, foi necessária a atuação de agentes da secretaria de Transportes e Guarda Municipal, para interditar o trânsito.
Tão logo foi comunicada do problema, no início da tarde, a prefeitura agiu com rapidez, começando a abertura da pista. O trabalho só foi concluído depois da meia-noite. O prefeito Riverton Mussi esteve à noite no local, acompanhando os trabalhos.
O secretário de Obras informou que logo que as águas comecem a baixar serão instaladas no trecho cortado duas fileiras de manilhas com um metro de largura e também comportas para evitar novos alagamentos no bairro.
Paralelamente a este trabalho, a Semob está alargando e limpando o Canal Arrozal, que passa por trás da Ajuda, para ajudar no escoamento das águas.
- Este é um canal natural, que tem ligação com o lago da Ajuda, localizado perto da Incubadora de Cooperativas. O Arrozal serve para ajudar no escoamento das águas pluviais da região e, para facilitar esse escoamento, o Canal está sendo limpo e alargado – disse o secretário Tadeu Campos.
Sobre o alagamento da região do Aterrado do Imburo, o coordenador de Defesa Civil do Município, Eric Schueler, informou que na região ainda há bastante água, mas apenas uma família ficou ilhada, sem condições de deixar a residência. Essa família já foi removida, e foi abrigada em sede da Associação de Moradores do Aterrado do Imburo.