logo

Prefeitura e Eco-cidadão realizam ação nas Malvinas

26/01/2006 17:10:46 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta quarta-feira (26) o Programa Eco-Cidadão, em parceria com a prefeitura de Macaé, El Paso e a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), realizaram o quarto dia de mobilização do projeto Preservar o rio Macaé: Ação de Todos. Dessa vez, o evento foi realizado na praça da Torre, nas Malvinas.

O projeto foi lançado no dia nove de dezembro na Escola de Pescadores, mobilizando educadores, lideranças e estudantes na campanha pela preservação do rio Macaé e das águas. Durante a ação, são distribuídos materiais educativos e folhetos explicativos. Desde o início da campanha, está sendo feita uma pesquisa com a população dos locais onde o projeto foi apresentado.

- Essa pesquisa é para avaliar a assimilação dos conceitos que estamos passando para os moradores e um indicativo da percepção pública. Em média, pesquisamos 20 pessoas em cada ação, e também em outros pontos com taxistas, que são agentes e parceiros na distribuição de material e repasse de informações – explicou Marielza Horta, coordenadora do Eco-Cidadão.

De ante-mão Marielza já constatou que os resultados do Projeto Preservar o rio Macaé: Ação de Todos tem rendido frutos. “As pessoas respondem positivamente, declarando, por exemplo, que não estavam certas, e que vão mudar a atitude. Vários afirmam que não vão mais jogar o lixo no chão”, disse.

Enquanto explicava às crianças das Malvinas sobre a importância da preservação da água, Marielza informou que a ação vai continuar em fevereiro em outro local do município.

- A Defesa Civil vai confirmar a data, mas provavelmente deverá ser dia 8 de fevereiro, na Barra, disse a coordenadora.

Numa segunda fase, o projeto vai ser desenvolvido nas escolas da rede municipal que funcionam dentro dessas comunidades. Vai ser criado um conselho composto por estudantes e vão ser realizadas palestras técnicas e concurso de frases sobre o rio Macaé.

A Comdec participa do evento distribuindo cartilhas para evitar o desperdício de água, elaboradas pelo Sesi-RJ, e também entregando folhetos para a população saber agir em casos de emergência, vendaval e alagamentos. Os moradores também são alertados a não jogar lixo no rio, o que pode causar alagamentos trazendo transtornos para toda uma comunidade.