A secretaria municipal de Ciência e Tecnoloiga (Sectec) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), assinam, nos próximos dias, um convênio de cooperação técnica. O objetivo é ampliar o conhecimento tecnológico na região e, também, poder contribuir com a cadeia produtiva de petróleo em diversos setores que envolvem a ciência e a tecnologia.
Conforme explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, através desse convênio, o governo municipal dará uma contribuição relevante para a sociedade e às empresas localizadas no município. “A Emgepron coordena toda a área tecnológica da Marinha do Brasil. Com isso, traremos para a região diversas tecnologias desenvolvidas pela Marinha, hoje aplicadas na indústria naval e offshore”, diz.
A aproximação da Emgepron do Instituto Macaé de Metrologia (IMMT), uma autarquia do município, está gerando desenvolvimento de projetos nas atividades offshore desde a calibração de instrumentos nas unidades navais como, por exemplo, a Base Aérea Naval de São Pedro d’ Aldeia e o Instituto de Estudos do Mar, em Arraial do Cabo, até a produção tecnológica de processos de corrosão e incrustamento de equipamentos submarinos. “Traremos um volume considerável de instrumentos para calibrar em nossos laboratórios, dividindo os custos em projetos de soluções específicas para problemas comuns relativos ao meio ambiente, biologia marinha e equipamentos aquáticos e sub-aquáticos”, afirma Jordan.
A Emgepron é uma empresa pública, criada em 09 de junho de 1982, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil. Tem como finalidades principais: promover a indústria militar naval brasileira; gerenciar projetos integrantes de programas aprovados pelo comando da Marinha; e promover e executar atividades vinculadas à obtenção e manutenção de material militar naval.
A empresa dedica-se a serviços oriundos da capacitação científico-tecnológica destinados ao mercado externo e participa de programas de alto conteúdo tecnológico e de grande interesse para a Marinha.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan declara que o convênio contribuirá para dar sustentabilidade ao IMMT, proporcionando um envolvimento maior com a indústria naval. “Com isso, estamos estendendo nossas atividades de calibração de instrumentos junto à Marinha. São valores atribuídos no relacionamento positivo entre o departamento tecnológico da Marinha e a secretaria de Ciência e Tecnologia”, finaliza.