logo

Prefeitura e Estado iniciam implantação de projeto Rio Rural na Bicuda

04/04/2008 15:50:49 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura, em parceria com o governo do estado, iniciou a implantação do plano executivo de Agroecossistemas em Microbacias Hidrográficas nas Bicudas Grande e Pequena, no distrito de Cachoeiros de Macaé. O desenvolvimento do projeto foi discutido, na quarta-feira (2), em reunião com as presenças do secretário Executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes; da gerente da Incubadora de Empreendimentos, Maria Amélia Gonçalves; do engenheiro agrônomo da Agrape e responsável pelo projeto, João Flores; e e do assessor da secrsecretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Gilberto Áureo.

O projeto visa a implantação de cursos de qualificação profissional para os moradores da região e apoiar a adoção do Manejo Integrado de Ecossistemas (MIE), contribuindo para a diminuição das ameaças à biodiversidade e a inversão do processo de degradação das terras. Além disso, aumentará os estoques de carbono na paisagem agrícola em ecossistemas críticos e únicos de importância global da Mata Atlântica do Norte e Noroeste Fluminense, através do Manejo Sustentável dos Recursos Naturais(MSRN) por comunidades rurais, utilizando a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento.

O projeto será implementado em 50 microbacias localizadas em 24 municípios e em sub-bacias. Macaé é um dos municípios, onde o projeto será desenvolvimento, e conta com a parceria da prefeitura. Na quinta-feira (3), técnicos da Incubadora de Empreendimentos com o assessor da Semtre de apoio à região serrana, Ângelo Luz Martins e o Zootecnista Jose Carlos, e o engenheiro agrônomo da Agrape, João Flores, visitaram a região das bicuda Grande e Pequena para contactar proprietários, agricultores e donos de pousadas para o desenvolvimento de um projeto sustentável para a localidade.

- Por se tratar de uma ação do governo municipal, outras secretarias municipais estão sendo contactadas para que possam apoiar a implantação deste projeto que conta com recursos específicos do Governo do Estado e do Banco Mundial. Essa é mais uma iniciativa da prefeitura em parceria com o governo do estado, visando o desenvolvimento do município - destaca Robério Fernandes.

- No caso deste projeto, a prefeitura tem como meta promover a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável para a região serrana, gerando qualificação profissional, trabalho e renda para a população - sinaliza Maria Amélia Gonçalves, que na gerência da Incubadora vem mostrando a importância do órgão e a ampliação das ações de geração de renda no Município.