logo

Prefeitura e Firjan firmam parceria para elevar IDH de Macaé

06/10/2005 18:43:35 - Jornalista: Janira Braga

Após ganhar neste ano o título de “Município mais dinâmico do Estado do Rio de Janeiro”, com base na evolução do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a prefeitura de Macaé avança em mais uma ação para melhorar a qualidade de vida da população. Nesta quinta-feira (6), o prefeito Riverton Mussi e o presidente da comissão municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Francisco Agostinho, assinaram o convênio Pró-IDH, para promover ações de educação e saúde no município visando elevar o IDH e reduzir o analfabetismo na cidade.

- Nosso objetivo é elevar ainda mais o Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, por meio de investimentos na cultura, saúde, educação, saneamento e habitação. Nossa saúde é referência na região, estamos construindo o Complexo Universitário e implantando o Pólo Industrial para atrair indústrias e gerar emprego. Temos problemas para serem equacionados, e com parceiros como a Firjan, vamos conseguir levar mais qualidade de vida à população – afirmou o prefeito.

O convênio prevê aulas de reforço escolar de primeira e quarta série do Ensino Fundamental a 150 alunos que apresentam defasagem de aprendizado; alfabetização de jovens e adultos; mais de 5,5 mil exames de acuidade visual para estudantes da primeira série da rede municipal de ensino ou para qualquer pessoa com mais de 14 anos que esteja cursando da primeira a quarta série. “Vamos disponibilizar óculos para quem tiver problema de visão”, informou o presidente da comissão municipal da Firjan.

De acordo com Agostinho, o projeto visa desenvolver o ser humano como um todo, dando oportunidade de acessibilidade à educação básica e profissional. “Também vamos promover curso de capacitação para o mercado de trabalho”, ressaltou. O convênio vai profissionalizar 283 jovens nos cursos de técnico de instrumentação hidráulica predial, mecânica de motocicletas, técnico em fabricação de doces em compota, eletricidade de automóveis, técnico em gastronomia, básico de manutenção de sistemas de freios e técnico em instrumentação e eletricidade prediais.

- Por meio do Senai, damos condições às indústrias de terem mão-de-obra qualificada. Já o Sesi entra na questão social, de lazer, saúde, educação e cultura – observou o presidente da comissão municipal da Firjan. No Norte Fluminense, a Firjan firmou o convênio com nove prefeituras.

Participaram da solenidade de convênio os secretários de Comunicação Social, Romulo Campos; de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel; de educação, Milmar Pinheiro; o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira; o diretor do IBP, Alfredo Renault, entre outras autoridades.