logo

Prefeitura e Gerência Regional do Trabalho discutem ações integradas

15/01/2008 14:38:58 - Jornalista: Catarina Brust

Representantes da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) e da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Cabo Frio se reuniram nesta segunda-feira (14), com a finalidade de discutir ações em parceria. Um dos projetos é promover a inserção de jovens do Programa Sem Fronteiras, desenvolvido pela prefeitura de Macaé, no mercado de trabalho pela Lei do Jovem Aprendiz. Outra parceria visa promover curso para funcionários da prefeitura que atuam no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), instalado no Macaé Facilita, para poderem emitir carteira de trabalho.

Na reunião, o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, fez um balanço da atuação da Semtre, criada na gestão do prefeito de Macaé, Riverton Mussi. A atuação da secretaria é voltada para a execução de políticas públicas em quatro frentes de trabalho: intermediação de mão-de-obra (realizada pela Central de Atendimento ao Trabalhador), geração de renda, qualificação profissional e programas de atendimento aos jovens (Programa Macaé de Primeiro Emprego e Sem Fronteiras).

- Um das metas do programa de governo do prefeito Riverton Mussi é proporcionar qualificação para que a população em geral e principalmente os jovens, possam ocupar as vagas de emprego que são oferecidas pelo mercado de trabalho de Macaé. A prefeitura implementa diversos projetos com essa finalidade, uma delas é o Sem Fronteiras que atende jovens de 16 a 24 anos. Esse projeto – direcionado à jovens oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social - atendeu em 2007, 180 jovens, encaminhou 128 para entrevistas de emprego e 87 estão trabalhando, explicou Robério Fernandes.

O PAT funciona nas agências do Macaé Facilita na Barra de Macaé, Córrego do Ouro e Sana, e oferece encaminhamento para vagas de emprego e para cursos de qualificação, além de emissão de carteiras de trabalho. “Precisamos de funcionários credenciados pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego para emitirmos essas carteiras na região serrana”, completou o secretário.

Outra ação discutida com o gerente da GRTE, Antonio César C. Ferreira, e o chefe da fiscalização da GRTE de Cabo Frio, Augusto E.M. Pinto, foi a parceria para desenvolver atividades relacionadas à Lei do Aprendiz Legal.

- A GRT registrou 900 jovens inseridos no mercado pela Lei do Jovem Aprendiz em 2006 e 2007. Outros setores que têm demanda para crescer são o de turismo, restaurante, entre outros. Os empresários já estão mudando sua visão em relação a contratar jovens para suas empresas, além de ser lei que tem de ser cumprida, informou o chefe da fiscalização.