logo

Prefeitura e Governo do Estado estudam cessão de área do Condomínio Industrial

11/09/2007 17:34:22 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé e o governo do Estado estão em negociação para a transferência da área do Condomínio Industrial para o município. A articulação está sendo feita pelo secretário de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, junto ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do estado (Codin), Maurício Chacur. O objetivo é fazer com que o Condomínio, localizado em Cabiúnas, seja mais uma fonte de atração de novos empreendimentos para o município.

De acordo com Guilherme Jordan, a transferência do Condomínio Industrial para o município está em fase de análise jurídica, para se ver a melhor forma legal de se fazer a cessão para o município. “As conversações já estão bem adiantadas e contam com o parecer favorável do governador Sérgio Cabral”, disse o secretário, lembrando que esta será mais uma parceria da prefeitura com o estado.

– O Condomínio Industrial de Macaé foi criado na época do ex-governador Anthony Garotinho, junto com condomínios de outros municípios. Como na época o governo municipal estava afastado do governo do estado, a idéia não foi para frente. A área existe, mas não foi feito nenhum programa de atração de novos negócios para Macaé. Agora, com a união do estado e do município, a história é outra – comentou Jordan.

A Secretaria de Indústria e Comércio já está realizando estudos para as demandas do Condomínio Industrial, que terá como principal objetivo oferecer espaço para novos investidores e para a ampliação de bases de empresas que já estão instaladas na cidade e que precisam expandir seus negócios. Os detalhes do funcionamento do Condomínio Industrial e a política de atração de novos negócios já estão sendo estudados pela secretaria.

Segundo Guilherme Jordan, a transferência do Condomínio Industrial do estado se afina com os projetos da reforma administrativa do município, que está buscando uma política agressiva de atração de novos negócios e desenvolvimento econômico para os investidores macaenses. Além disso, a ação está incluída no Plano Diretor, que prevê a diversificação econômica do município e a criação de novas oportunidades de geração de emprego e renda.

Macaé também terá Zona Especial de Negócios

Além do Condomínio Industrial, Macaé terá a sua Zona Especial de Negócios (ZEN), na localidade de Virgem Santa. O novo pólo para a implantação de negócios está em fase de elaboração pela Secretaria de Indústria e Comércio, e, de acordo com Guilherme Jordan, o espaço vai oferecer não somente infra-estrutura, mas também reduzir a burocracia para a instalação de novas empresas, através da Sala do Empreendedor.

Jordan esclarece que nenhum dos dois empreendimentos inviabilizará o Pólo Industrial do município. “Todos vão trabalhar em sinergia, já que se trata de empreendimentos diferentes”, explicou. Lançado durante a Brasil Offshore de 2005, o Pólo Industrial já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, e será implantado em uma área de 500 mil metros quadrados em Cabiúnas, próximo à estação da Transpetro. O Pólo já tem cerca de 200 empresas interessadas e com áreas pré-reservadas, entre elas a BR Distribuidora. O Pólo será a primeira iniciativa da prefeitura fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP).