Prefeitura e MacaéTur se preparam para o Carnaval 2006

09/02/2006 17:41:02 - Jornalista: Sonia Braga

O presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho, reuniu-se com o presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica, para definir o desfile das agremiações carnavalescas. Este ano, o desfile será na Linha Verde, mas os preparativos estão sendo feitos na Cidade do Samba Malvino Orbílio de Lima em ritmo acelerado.

- Reunimos as escolas do grupo especial nos barracões destinados às agremiações. O pessoal está trabalhando dia e noite para fazer bonito no desfile e abrilhantar os festejos de Momo -, disse Dica. Segundo ele, os desfiles começam na sexta-feira, 24, às 20h30m, com o Grupo III. No sábado, 25, às 21 horas, desfilarão as agremiações do Grupo II, domingo, 26, às 22 horas o Grupo I e na segunda-feira, 27, às 21 horas, o Grupo Especial.

Dica informou que seis escolas desfilarão no Grupo Especial. Por ordem de desfile: Império da Barra, Unidos do Santana, Pulo do Gato, Unidos do Bairro, Castelo Imperial e Acadêmicos da Aroeira. O tempo de desfile será de uma hora e dez minutos, de acordo com o regulamento da entidade. “As escolas terão de cumprir rigorosamente o cronômetro, senão perderão um ponto por minuto de atraso. O intervalo entre um desfile e outro será de 15 minutos”, afirmou.

No Grupo I desfilarão quatro agremiações: Unidos do Miramar, Mocidade dos Cajueiros, Unidos da Vila e Arco-Íris. As escolas do Grupo I terão 50 minutos para desfilar. No Grupo II desfilarão sete agremiações: Unidos das Malvinas, Unidos do Barreto, Acadêmicos do Lagomar, Foliões das Malvinas, Águia da Fronteira, Unidos dos Estudantes e Barra de Ouro. O tempo de desfile será de 45 minutos. O Grupo III, composto de três escolas, terá 40 minutos de apresentação e participarão as seguintes agremiações: Águia Dourada, Arautos da Folia e Unidos da Praia Campista.

Dica disse ainda que os preparativos para o lançamento do CD das Escolas de Samba do Grupo Especial de Macaé e Grupo I, shows e a construção do portão dos galpões nos barracões na Cidade do Samba, na Linha Verde, são os últimos detalhes que faltam para a contagem regressiva do carnaval macaense. Durante a festa de lançamento do CD das agremiações de Macaé, dia 12, Dica estuda a possibilidade de trazer uma Escola de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro e um cantor ainda não definido, com grande possibilidade de ser o sambista Dudu Nobre.

Carros Alegóricos

Segundo o regulamento da Liecam, as agremiações tiveram até o dia quatro de fevereiro para apresentar os atestados de liberação das estruturas metálicas dos carros alegóricos, emitidos pelo Corpo de Bombeiros. Os carros não poderão medir mais de seis metros. “O carro alegórico que não passar no portal, acarretará infração para a escola, que terá o carro retirado imediatamente da avenida, conforme portaria do Corpo de Bombeiros. Neste caso, a agremiação perderá dez pontos e deverá promover a imediata retirada do carro para não atrapalhar o desfile da escola seguinte”, explicou o presidente da Liecam.

As plataformas de apresentação de destaque dos carros alegóricos, situadas a até dois metros do solo deverão ter, obrigatoriamente, dois apoios fixos, com 1,5 metro de altura em relação à base das plataformas, soldados ou parafusados, caso a agremiação não colocar perderá um ponto por cada carro.

Já as plataformas de apresentação de destaque dos carros alegóricos, situadas a até dois metros do solo deverão ter, obrigatoriamente, um santo Antonio de forma circular, com um metro de diâmetro e 1,5 metro de altura em relação à base das plataformas. Este Santo Antonio deverá estar firmemente fixado à base das plataformas, soldado ou para parafusado, caso a agremiação não coloque perderá dois pontos por carro.

Todo o material rodante (rodas e pneus) e de manobra (caixa de direção, volante ou barras de empurrar) deverão estar devidamente revisados, calibrados e lubrificados. A Liecam terá fiscais para este item, que se não for cumprido o carro alegórico não poderá desfilar.

A conferência da altura dos carros na avenida será feita somente pelo Corpo de Bombeiros, isentando dessa forma, a Liecam de qualquer responsabilidade.