logo

Prefeitura e Nova Cedae começam obras de duplicação da adutora

18/01/2008 15:50:50 - Jornalista: Simone Noronha

Começaram esta semana as obras de duplicação da adutora da Estação de Severina, em Macaé, que têm como principal objetivo solucionar o problema do abastecimento de água do município. As obras são fruto da parceria firmada entre a prefeitura e o governo do Estado, através da Nova Cedae. O investimento total é de R$ 15 milhões. Na Nova Holanda, as obras vão começar na próxima segunda-feira (21).

“Estamos acertando os últimos detalhes para o início nas obras na Nova Holanda, atendendo à determinação do prefeito Riverton Mussi”, disse o secretário de Obras, Tadeu Campos. As obras consistem na implantação de novas tubulações para aumentar a demanda de água na localidade e também beneficiar os moradores da Nova Esperança, regularizando o abastecimento. Ao mesmo tempo, a prefeitura vai fazer obras de melhoria na pavimentação no bairro.

Para atender à Nova Holanda, serão feitas intervenções desde a Avenida Luiz Lírio até o Ciep do bairro. Caso seja necessário, serão feitas também a implantação de novas redes na Nova Esperança. “Faremos o que for preciso para resolver o problema, usando a extensão de tubulação e o diâmetro que for necessário para atender bem à comunidade”, garantiu o superintendente regional da Nova Cedae, Marcos Túlio.

As obras de ampliação do abastecimento incluem a instalação de 7,5 mil metros de tubulação, com canos de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros, na Estação de Captação de Severina ligada à Estação de Tratamento e ao reservatório no Morro de Sant´Anna. Na parceria, a prefeitura está dando todo apoio à Nova Cedae, cedendo equipamentos de apoio e mão de obra. A previsão é de que as obras estejam concluídas em quatro meses.

O diretor de Interior da Nova Cedae, Heleno Silva, afirmou que Macaé é prioridade para a empresa. “Esta obra vai resolver todos os problemas de abastecimento de água do município. A vazão de água vai passar de 8,6 milhões de litros para 13 milhões de litros por dia – o que significa o tratamento de 650 litros por segundo”, declarou o diretor. De acordo com ele, a nova vazão será suficiente para melhorar o abastecimento nos bairros onde o fornecimento é precário e para atender os locais que não contavam com água tratada.

O aumento do abastecimento de água vai beneficiar, logo no início, os bairros de Nova Holanda, Barra, Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda (de baixo, de Cima, Planalto), Recanto da Paz, Barreto, Barreto da Praia, Engenho da Praia e Lagomar. Em seguida, Imbetiba, Praia Campista, Cavaleiros e demais bairros serão atendidos.