logo

Prefeitura e Odebrecht certificam alunos de Pintura Industrial

25/05/2011 15:06:23 - Jornalista: Waleska Freire

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria de Educação de Macaé certifica nesta quinta-feira ( 26), às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), cerca de 40 alunos do curso de Pintura Industrial. O curso faz parte do Projeto de Qualificação Profissional do Programa Escola em Ação, uma iniciativa da Odebrecht Óleo & Gás, Instituto Crescer para Cidadania, e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O curso profissionalizante de ajudante de pintura industrial teve duração de 207 horas e foi realizado nos colégios municipais Balneário Lagomar e Botafogo entre os meses de janeiro e maio, dividido em quatro módulos - módulo específico de Pintura Industrial, módulo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, módulo básico de Informática e módulo de Linguagem e Comunicação.

O secretário de Educação, Guto Garcia, ressalta a importância da união dos poderes públicos e privados em prol do bem comum da população, parabeniza a Odebrecht Óleo & Gás e conclama as empresas a investirem em Responsabilidade Social através dos cursos de qualificação profissional do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar).

- Para dar continuidade ao Projeto Qualificação Profissional de Jovens e Adultos Não Exclusiva à Cadeia do Petróleo convidamos 13 empresas para investirem R$ 2.800,00 por mês cada uma durante um ano para formar cinco mil pessoas no Cetep em 2012. As interessadas devem entrar em contato através do tel 27700828 ou cetep@macae.rj.gov.br, destaca Guto Garcia.

O Cetep este ano está oferecendo, através do Prodesmar, 24 cursos com meta de formação de três mil pessoas. De janeiro até abril, 1.137 pessoas foram certificadas. Na primeira etapa, realizada entre agosto de 2008 e dezembro de 2009, foram qualificadas sete mil pessoas em 54 cursos. Para que em 2012 a oferta de cursos continue, as empresas solidárias deverão participar de um grupo mantenedor que irá destinar recursos da área de Responsabilidade Social para o custeio de cursos, visando a sustentabilidade do município.

Escola em Ação - Desenvolvido desde 2007, em Macaé, com o objetivo de promover a inserção social em áreas carentes através de atividades culturais e comunitárias, o programa “Escola em Ação” nasceu sob inspiração do “Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz”, da Unesco, que privilegia o funcionamento das escolas públicas, localizadas em comunidades carentes, nos fins de semana, para atividades culturais, esportivas e de lazer.

- Durante a realização do curso, a equipe do Programa observou que para os alunos aquela oportunidade poderia servir de base para construção de uma nova história para si, para sua família e para sua comunidade”, disse Domiciano de Souza, coordenador de projetos do Programa Escola em Ação.

O objetivo do programa, implantado em articulação com a Secretaria Municipal de Educação, é reduzir a convivência dos jovens com a violência do seu entorno social, incentivar o interesse pelo estudo e, ao mesmo tempo, integrar comunidade e escola. Os cursos de Qualificação Profissional do Escola em Ação, surgiram através de demanda das próprias comunidades de Macaé. Os primeiros cursos foram nas áreas de construção civil, caldeiraria, pintura elétrica e industrial.