logo

Prefeitura é parceira de projeto de agroecologia

04/07/2007 16:17:24 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé é uma das parceiras do Projeto Agroecologia / Diversificação de Culturas, desenvolvido no sítio São Sebastião II, de Sebastião Gonçalves Neto. Além da prefeitura, apóiam o projeto a Emater-Rio e BR Petrobras Projeto “Plantando o Futuro”.

O sítio, com área de quatro alqueires e meio, fica em área remanescente de Mata Atlântica, mas, hoje, se encontra desmatada. No local, é realizada a revegetação dos morros, com plantio de árvores de Mata Atlântica e muitas espécies frutíferas. Segundo o proprietário, a revegetação envolve o plantio de plantas primárias, secundárias e terciárias, conduzindo o replantio para evitar que uma árvore abafe a outra.

– O objetivo é efetuar o revegetação da mata, como se fosse natural. Vamos reflorestar as partes altas, as grotas das nascentes – diz Sebastião Gonçalves, o Tião.

O projeto tem como um dos objetivos resgatar a flora e a fauna, trazendo de volta os animais. Muitos pássaros já aparecem na área. Atendendo à diversificação de culturas, na área serão plantadas várias espécies, como abóbora, aipim, coco, feijão, batata doce, aproveitando a rotação de culturas, para manter a qualidade do solo.

As parcerias têm como finalidade transformar o São Sebastião em sítio educativo, abrindo a porteira da propriedade à visitação de alunos de escolas do município e da região. Está programada para 21 de setembro (Dia da Árvore) a realização do Dia de Campo, com participação de alunos do Colégio Estadual Luiz Reid. Serão efetuados contatos com a secretaria Especial de Educação, para que os alunos das escolas da rede municipal também participem das visitas, para aprenderem as técnicas de plantio, colheita, cuidado com o solo e de como cuidar dos animais.

Sebastião Gonçalves destaca o apoio integral que recebe da secretarias executivas do Interior, na abertura das estradas, e de Agricultura, com preparo do solo e doação de mudas, através do Horto Municipal. Informa que já colocou a propriedade à disposição dos técnicos da secretaria executiva de Agricultura para desenvolver os projetos e efetuar estudos.

Na propriedade será desenvolvido projeto de piscicultura, já elaborado e que prevê a construção de tanques para criação de tilapas, o peixe do momento e com boa saída no mercado. “Com esses projetos, importantes para o município, o sítio de Agroecologia e Diversificação de Cultura vai gerar emprego e renda, ajudando aos moradores do interior macaense – ressalta o secretário executivo do Interior, Eduardo Jardim.