Prefeitura e Petrobras acertam detalhes da inauguração do Cine Clube

08/03/2013 14:54:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Guga Malheiros

Cine Clube Macaé Petrobras está com as obras de reforma na reta final

Planejado para se tornar um polo disseminador de cultura no município, o Cine Clube Macaé Petrobras está com as obras de reforma na reta final. Nesta semana, representantes da estatal e do governo municipal se reuniram para acertar os detalhes de conclusão da obra e da gestão do espaço.

O convênio, com duração de 20 anos, prevê a recuperação do prédio, considerado um patrimônio histórico da cidade, onde serão desenvolvidos cursos de formação profissional nas atividades artísticas e audiovisuais. A proposta também é criar um polo exibidor das artes plásticas, do cinema, da dança e do teatro, além de promover um espaço para a realização de festivais e encontros sociais.

A Fundação Macaé de Cultura, responsável pela administração do novo Cine Clube, apresentou na reunião o projeto de ocupação do espaço, contendo a grade de cursos propostos e equipamentos a serem utilizados nas oficinas. De acordo com o governo, o projeto objetiva incentivar a divulgação da cultura brasileira através do apoio às políticas públicas da cidade, buscando contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e regional, reconhecendo a cultura como direito social básico do cidadão.

A Petrobras acredita que o Cine Clube será um marco de integração sociocultural na região, através de ações que promovam a divulgação da arte, a descoberta de talentos e a capacitação de novos profissionais. Segundo a empresa, esse é um dos projetos de maior relevância para a companhia, pois oferecerá à população de Macaé uma programação diversificada, com espaços para cinema, teatro, galeria de exposição, além de salas para cursos.

A construção ocupa três andares, com área construída de 1,6 mil metros quadrados. O projeto prevê espaços para galeria de arte, sala de arte contemporânea, biblioteca de arte e cultura, sala de ação sociocultural, curso técnico em audiovisual, cursos livres em audiovisual e artes visuais, além de um cine teatro com capacidade para 500 pessoas, incluindo lugares reservados para deficientes e seus acompanhantes, e pessoas obesas.

Também foi assunto na pauta a previsão para inauguração e o formato que este evento deverá ter. A ideia é que faça parte dos festejos em comemoração aos 200 anos de Macaé e aos 60 anos da Petrobras, oferecendo à população uma vasta programação cultural. O governo municipal acredita que o Cine Clube será um grande passo em direção à preservação da memória histórica e cultural do município.


Fotos Relacionadas