A prevenção ao bullying, que foi tema de um Fórum promovido pela Secretaria Municipal de Educação no Dia Mundial da Saúde, e à violência dentro das unidades escolares, está em evidência na rede municipal de ensino. Prova disso é que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que é desenvolvido através da parceria entre a Secretaria de Educação e o 32º Batalhão de Polícia Militar, incluiu o tema em seu conteúdo.
Por ser uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, o tema bullying mereceu atenção do programa este ano. Nove escolas de educação infantil participam da programação voltada para conscientização contra a violência desde o início de março. E no ano de 2011, somente até o mês de junho, o programa deve atingir aproximadamente 925 alunos da Educação Infantil e do quinto ano. A cada semestre, as aulas do Proerd acontecem uma vez por semana, com duração de uma hora cada.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta parceria com a Polícia Militar é uma ação valiosa com o objetivo de levar a prevenção contra as drogas e a educação para a paz.
- Vamos continuar trabalhando em integração, porque iniciativas como a da Polícia Militar de implantar um programa como o Proerd permite que, através da educação e orientação, possamos formar cidadãos mais conscientes, afirmou.
Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a parceria com a Polícia Militar está alcançando a meta de prevenir também com relação à violência entre as crianças e os adolescentes.
- A secretaria vem buscando várias parcerias e a que foi estabelecida com a Polícia Militar tem sido de grande valia. Este ano, o Proerd vem atendendo mais alunos e no momento em que vivemos a violência também está se refletindo nas escolas. Nosso papel é exatamente o de educar visando a prevenção às drogas, à violência e à exclusão social, disse.
O conteúdo do Proerd, reunido em uma cartilha com diversas lições, é um instrumento de prevenção ao uso de drogas entre as crianças em idade escolar. Mas este ano, as cartilhas trazem algumas novas lições, como o acréscimo da temática do bullying, como explica o instrutor do programa, Yassuda Kobayashi.
- Originalmente seriam 10 lições. Mas a coordenação geral do programa resolveu incluir mais sete, que ao final do ano letivo farão uma grande diferença para as crianças. Além do bullying, que é um tema bastante atual e que merece ser constantemente discutido como forma de prevenção, ainda foi incluído o “Janela dos Sonhos”, para resgate da autoestima das crianças, que muitas vezes vivem uma realidade muito difícil, ressaltou.