logo

Prefeitura e Serla vão firmar convênio para revitalizar canais e lagoa

04/01/2006 17:28:13 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé e a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) iniciaram nesta quarta-feira (03), ações de cooperação técnica para a revitalização dos canais Macaé-Campos e Jurumirim e a Lagoa de Imboassica. O secretário Municipal de Obras, José Tadeu Campos, e o presidente da Serla, Ícaro Moreno, visitaram trechos do canal Macaé-Campos e a Lagoa de Imboassica e anunciaram que o convênio com o governo do Estado do Rio, que deverá ser assinado dentro de um mês, prevê o resgate ecológico, histórico e turístico das áreas.

A vinda do presidente da Serla à Macaé é resultado do encontro que o prefeito Riverton Mussi manteve em dezembro, com o então governador do Estado em exercício, Luiz Paulo Conde. Durante sua visita ao Palácio Guanabara, Riverton pediu agilidade para o licenciamento ambiental de projetos em Macaé.

- O governador interino pediu que desenvolvêssemos ações mais concretas de cooperação técnica para viabilizar um convênio entre a prefeitura de Macaé, a Serla, a secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semma) e o governo do Estado. Hoje iniciamos esse processo para criar mais um ponto turístico do estado – disse o presidente da Serla.

A recuperação do canal Macaé-Campos (Canal Escravo) prevê dragagem, remoção de casas e construção de diques, para demarcar a faixa marginal e evitar enchentes nas localidades da Nova Holanda, Nova Brasília, Nova Esperança e Ilha Leocádia. Com a demarcação do limite de ocupação, será feita a urbanização e revitalização do canal até Quissamã.

-É um rio lindíssimo que precisa ser resgatado tanto histórica como ecologicamente. A intenção é que o canal Macaé-Campos seja usado para passeios turísticos de Macaé até Quissamã, posteriormente chegando até Campos – informou Ícaro Moreno.

Em relação à Lagoa de Imboassica, o secretário de Obras informou que o projeto em parceria com a prefeitura, Serla e governo do Estado, inclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Morada das Garças e um vertedouro para a Lagoa.

- Não seria mais necessário fazer a abertura da Lagoa. Quando o nível de cota de água de Imboassica chegasse ao limite, ela verteria naturalmente. O projeto prevê também a demarcação dos limites da Lagoa para a construção de uma ciclovia no entorno e para a ampliação da Rodovia Amaral Peixoto, informou Tadeu Campos.

O canal Jurumirim, afluente da margem esquerda do rio Macaé, devido ao assoreamento também vai ser redragado. Essa ação também vai permitir o escoamento das águas dos bairros Nova Esperança. Nova Holanda, Nova Brasília e Ilha Leocádia, que sofrem com enchentes.

- Esperamos aprovar esses projetos para consolidarmos ações que vão nos permitir planejar, recuperar e urbanizar áreas críticas dentro do município. A recuperação do canal Macaé-Campos vai ser realizada em etapas, inicialmente com a dragagem, remoção das casas e construção de dique. A Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) vai fazer o levantamento do cadastro das famílias para uma posterior remoção – disse Tadeu.